– Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água (Jo 19, 33-34).
– A Igreja teve sempre em tal estima a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus, e de tal modo continua a considerá-la, que se empenha totalmente no sentido de a manter florescente em todo o mundo, e de a promover por todos os meios possíveis (Papa Pio XII).
– A Eucaristia e a Cruz são os mananciais dos quais o Sagrado Coração se expande em ondas de amor, de graça, de misericórdia (Padre Dehon).
– O Seu Coração é o sinal natural e o símbolo do Seu Amor sem limites para com a humanidade (Papa Pio XII).
– Que eu obtenha da Tua amada bondade a graça de ter o meu nome escrito no Teu coração, para depositar em ti toda a minha felicidade e glória, viver e morrer na tua bondade (Santa Margarida Maria de Alacoque).
– O Coração do Homem-Deus não julga os corações humanos. O Coração chama. O Coração «convida». Com este fim foi aberto com a lança do soldado (São João Paulo II).
– Aprendei do Coração de Deus e nas próprias palavras de Deus, para poderdes aspirar ardentemente às coisas eternas (São Gregório Magno).
– Levar Cristo ao coração do mundo. Trazer o mundo ao coração de Cristo (Padre Dehon).
– O Sagrado Coração de Jesus, transpassado pelos nossos pecados e para nossa salvação, é considerado sinal e símbolo por excelência… daquele amor com que o divino Redentor ama sem cessar o eterno Pai e todos os homens (Catecismo da Igreja Católica §478).