Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (15 de Junho)

Na solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, a festa do Corpo de Deus, instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, celebramos o maior dom que Cristo fez de si mesmo à Igreja e a mais admirável de todas as suas obras: a Eucaristia.

É através da Eucaristia que Jesus cumpre a promessa de estar sempre connosco até à consumação do tempo. E é também neste sacramento pascal que Cristo se nos dá totalmente, nos comunica a plenitude do Espírito Santo e nos transforma em Si, unindo-nos a Ele e, n’Ele, ao Pai e aos irmãos, em íntima comunhão de amor, fazendo-nos saborear já aqui na terra a doçura do Reino dos céus, como antegosto da eternidade e penhor da ressurreição futura.

Frases sobre a Eucaristia

– Não ponhas em dúvida se é ou não verdade, mas aceita com fé as palavras do Salvador; sendo Ele a Verdade, não mente (São Cirilo).

– Vós, Jesus, partindo deste mundo, o que nos deixastes em memória de vosso amor? Não uma veste, um anel, mas o vosso corpo, o vosso sangue, a vossa alma, a vossa divindade, vós mesmo, todo, sem reservas (Santo Afonso de Ligório).

– A celebração eucarística é muito mais do que um simples banquete: é precisamente o memorial da Páscoa de Jesus, o mistério fulcral da salvação. «Memorial» não significa apenas uma recordação, uma simples lembrança, mas quer dizer que cada vez que nós celebramos este Sacramento participamos no mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo (Papa Francisco).

-Este pão é Jesus. Alimentar-nos dele significa receber a própria vida de Deus, abrindo-nos à lógica do amor e da partilha (São João Paulo II).

– A Eucaristia é o nosso tesouro mais precioso. Ela é o sacramento por excelência; introduz-nos antecipadamente na vida eterna; contém em si todo o mistério da nossa salvação; é a fonte e o ápice da acção e da vida da Igreja (Bento XVI).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *