Via Sacra: 14ª Estação

14ª ESTAÇÃO – Jesus é sepultado

V. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus!

R. Pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Do Evangelho segundo S. João (Jo 19, 40-42): Tomaram então o corpo de Jesus e envolveram-no em panos de linho com os perfumes, segundo o costume dos judeus. No sítio em que Ele tinha sido crucificado havia um jardim e, no jardim, um túmulo novo, onde ainda ninguém tinha sido sepultado. Como para os judeus era o dia da Preparação da Páscoa e o túmulo estava perto, foi ali que puseram Jesus.

No Gólgota havia um jardim e foi ali que sepultaram Jesus. O jardim remete-nos para o início da criação, para o sonho de Deus ao colocar os nossos primeiros pais no Jardim do Paraíso. Deus não descansa enquanto o homem não abraçar o plano de felicidade que Deus sonhou para ele. Em Jesus, podemos regressar ao Jardim donde o nosso pecado nos retira. Sempre que sou um ouvinte fiel da Sua Palavra, sempre que a ponho em prática, sempre que me sento à mesa da Eucaristia e convido todos os demais para este banquete estou a antecipar nas núpcias de Deus com a humanidade antecipadas neste sacramento. Na eucaristia, «Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição, vinde, Senhor Jesus!»

Disse a pequena Beata Jacinta: «Gosto tanto de Jesus escondido! Quem me dera recebê-Lo na Igreja! No Céu não se comunga? Se lá se comungar, eu comungo todos os dias». E quando a Lúcia voltava da Igreja perguntava-lhe: «Comungaste? Se lhe dizia que sim, pedia-me: ‘Chega-te aqui para junto de mim, que tens em teu coração Jesus escondido’» (Terceira Memória, I, 9, p. 131).

Senhor Jesus, que todas as vezes que tomarmos o Teu Corpo e o Teu Sangue formemos o Teu Corpo que é a Igreja guiada pela lei do amor a Deus e ao próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *