Via Sacra: 11ª Estação

11ª ESTAÇÃO – Jesus é pregado na cruz

V. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus!

R. Pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Do Evangelho de S. Lucas (Lc 23, 33-34): Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, crucificaram-no a Ele e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. Jesus dizia: “Perdoa-lhes, Pai, porque não sabem o que fazem.” Depois, deitaram sortes para dividirem entre si as suas vestes.

Jesus é colocado entre malfeitores, é misturado com eles; afinal Jesus veio para eles, entrou em suas casas, levou-lhes a salvação, reintegrou-os e deu-lhes um novo sentido de vida. Jesus disse: «Eu não vim chamar os justos mas os pecadores» e só baixando ao nível dos pecadores é que os pode resgatar. E do meio dos pecadores profere palavras de perdão e reconciliação, compadecendo-se da sua ignorância e cegueira. Jesus não julga nem condena, mas antes absolve e salva. Nós somos bem mais prontos a condenar do que a desculpar. Precisamos de recordar muitas vezes este gesto de perdão de Jesus.

Nossa Senhora pediu muitas vezes aos pastorinhos que rezassem e fizessem sacrifícios pela conversão dos pecadores. E na Segunda Aparição, o Anjo também disse aos pastorinhos: «De tudo o que puderdes, oferecei um sacrifício em acto de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores» (Quarta Memória, II, 1, p. 153).

Senhor, deixas-me sem palavras, em silêncio total diante deste quadro: entre malfeitores e a perdoar os que te trouxeram até à cruz. Reconheço-me pecador e peço-te a graça do perdão. Quero aproximar-me mais vezes do sacramento do perdão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *