Via Sacra: 9ª Estação

9ª ESTAÇÃO – Jesus cai pela terceira vez

V. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus!

R. Pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Do Profeta Isaías (Is 53, 8-9): Sem defesa, nem justiça, levaram-no à força. Quem é que se preocupou com o seu destino? Foi suprimido da terra dos vivos, mas por causa dos pecados do meu povo é que foi ferido. Foi-lhe dada sepultura entre os ímpios, e uma tumba entre os malfeitores, embora não tenha cometido crime algum, nem praticado qualquer fraude.

Perante a terceira queda de Jesus experimentamos a denúncia da nossa tendência para fugirmos aos meus pequenos sofrimentos ou contrariedades que a entrega aos outros, que o amor aos irmãos acarreta. Dizemos facilmente sim ao seguimento, ao serviço aos outros… mas quando aparecem as primeiras dificuldades, aí abandonamos a cruz. Falta-nos a «determinada determinação» de que fala Santa Teresa de Jesus.

Os pastorinhos foram presos e questionados brutalmente sobre as aparições, no entanto, por fidelidade a Nossa Senhora preferiam morrer do que ceder às pressões dos seus agressores e dos presos: «Mas vocês – diziam eles – digam ao Senhor Administrador lá esse segredo. Que lhes importa que essa Senhora não queira? Isso, não! – respondeu a Jacinta com vivacidade. – Antes quero morrer.» (Primeira Memória, I, 12, p. 36).

Senhor Jesus, chegados a esta etapa da Via Sacra, sinto-me cada vez mais pequeno diante da grandeza do Sim do teu amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *