4ª ESTAÇÃO – Jesus encontra-se com sua Mãe
V. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus!
R. Pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.
Do Evangelho segundo S. Lucas (Lc 11, 34-35): A candeia do teu corpo são os teus olhos. Se os teus estiverem sãos, todo o teu corpo estará iluminado; mas se estiverem em mau estado, o teu corpo estará em trevas. Examina, pois, se a luz que há em ti não é escuridão.
O encontro de Jesus com Sua Mãe, o cruzar de olhares puros e transparentes, diz-nos que no meio das dificuldades da vida, há sempre uma mãe para dar amor e ternura, para infundir coragem e entusiasmo deixando entrever e experimentar a consolação que o próprio Pai traz ao Seu Filho muito amado. O nosso amor a Maria ajuda-nos a experimentar o quanto Deus nos ama em Seu Filho Jesus.
A Virgem Nossa Senhora, ao visitar-nos em Fátima, veio convidar-nos à conversão do coração que permite lançar um olhar de fé para tudo quanto se passa à nossa volta: «É preciso que se emendem, que peçam perdão dos seus pecados. E tomando um aspecto mais triste, disse ainda: ‘Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor que já está muito ofendido’» (Quarta Memória, II, 8, p. 172).
Maria, imagem viva da ternura de Deus, ensina-nos a viver da fé que purifica o nosso olhar e nos leva a reconhecer e servir Jesus nas pessoa com quem vivemos e que se cruzam connosco todos os dias.