Via Sacra: 3ª Estação

3ª ESTAÇÃO – Jesus cai pela primeira vez

V. Nós Vos adoramos e bendizemos, Senhor Jesus!

R. Pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.

Do Profeta Isaías (Is 50, 5-7): O Senhor Deus abriu-me os ouvidos, e eu não resisti, nem recusei. Apresentei as costas aos que me batiam e a face aos que me arrancavam a barba; não desviei o meu rosto dos que me ultrajavam e cuspiam. Mas o Senhor Deus veio em meu auxílio; por isso não sentia os ultrajes. Endureci o meu rosto como uma pedra, pois sabia que não ficaria envergonhado.

Jesus é o novo Servo Sofredor, o Filho de Deus, que carrega sobre Si as maldades dos homens. Sucumbe pela primeira vez ao peso da cruz mas não vai recuar nem desistir. Sabe que Deus Pai é fiel, que não O abandonará, que virá em Seu auxílio. Jesus revela a Sua fragilidade, a Sua condição humana que assumiu inteiramente os pecados da humanidade. É na fragilidade que se vai revelar o poder e a força de Deus.

A Virgem Maria, em Fátima, pediu aos pastorinhos que rezassem todos os dias o terço em reparação pelas ofensas aos Sagrados Corações de Maria e Jesus e fizessem sacrifícios: «Sacrificai-vos pelos pecadores e dizei muitas vezes, em especial sempre que fizerdes algum sacrifício: ‘Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria’» (Quarta Memória, II, 5, p. 163).

Senhor, ao percorrer estes passos da Via Sacra convosco, quero, como os pastorinhos, rezar por mim e por «todos os pobres pecadores», por todos aqueles que tornam mais pesada a vossa cruz e que mais entristecem o vosso coração e o coração da vossa Mãe. Convertei-nos, Senhor Jesus, ao vosso Evangelho e dai-nos um coração «manso e humilde» como o vosso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *