Novena de Santa Teresa de Jesus – 7º Dia

teresa_davila-740x493

7º Dia: O mistério do sofrimento

Oração inicial: Santa Teresa de Jesus, glória da Igreja e do Carmelo, que ensinastes a grande ciência da oração, ficai connosco em cada dia desta novena que fazemos em vosso louvor. Ensinai-nos o caminho da oração e da intimidade com Deus. Ajudai-nos a praticar as virtudes, atendei os pedidos que fazemos, com toda a confiança, pela Santa Igreja, pelas nossas famílias, por toda a humanidade e agradecemos confiantes a vossa protecção.

Santa Teresa de Jesus, Mestra do amor e da oração.

Mostrai-nos o caminho que conduz ao Senhor e à Salvação.

O mistério do sofrimento

O sofrimento é parte misteriosa e inevitável da vida; ele atinge-nos a partir de fora e a partir de dentro, do mais íntimo do nosso interior. Sofremos por causa da doença, da fadiga, dos distúrbios emocionais, das preocupações, das ansiedades, das incompreensões, etc. Muitas vezes diante desses sofrimentos quotidianos perguntamo-nos: Será que os Santos passaram por esses sofrimentos? Quando lemos Santa Teresa descobrimos uma vida cheia de enormes e prolongados sofrimento.

Necessitamos de ser fortes nas horas das provações e pedir ao Espírito Santo o Dom da Fortaleza. A Fortaleza faz-nos imensa falta para superar os medos, os cansaços, para saber viver com as próprias fragilidades sem desanimar e com as fragilidades do mundo sem violência nem cinismo. A fortaleza é um dom que permite perdoar e recomeçar sempre. Só os fracos se vingam e mentem. Os fortes estão bem com a verdade, mesmo que traga sofrimento.

Quando Teresa nos fala sobre a oração, ela fala-nos da sua experiência, da dor e temor, que a perturbavam nos momentos de oração. Apesar disto, ela diz-nos: “Deus tem cuidado dos nossos interesses muito mais do que nós mesmos, sabendo o que convém a cada um”. Uma sua filha, Santa Isabel da Trindade, dá-nos este conselho: ”Encare todo o sofrimento e toda a provação como uma prova de amor que lhe vem directamente da parte do bom Deus para uni-la a Ele”.

Neste dia, peçamos a Santa Teresa que interceda por nós junto de Deus, para que, possamos ser capazes de humildemente caminharmos nesta jornada ao encontro do Amado, suportando todas as dificuldades e pedras que possam haver no caminho: “Confiem em Deus, que não deixa a quem O busca com o coração simples e recto, nem deixará de nos dar o necessário para o caminho, até nos levar à clara e pura luz do amor” (São João da Cruz). 

“Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa, só Deus não muda. A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta” (Santa Teresa de Jesus).

Pai Nosso…, Ave Maria…, Glória ao Pai…

Santa Teresa de Jesus. Rogai por nós.

Oração conclusiva: Ó Deus, que pelo Espírito Santo fizestes surgir Santa Teresa, para recordar à Igreja o caminho da perfeição, concedei-nos encontrar sempre alimento na sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *