5º Dia: A alma, jardim e horta de Deus
Oração inicial: Santa Teresa de Jesus, glória da Igreja e do Carmelo, que ensinastes a grande ciência da oração, ficai connosco em cada dia desta novena que fazemos em vosso louvor. Ensinai-nos o caminho da oração e da intimidade com Deus. Ajudai-nos a praticar as virtudes, atendei os pedidos que fazemos, com toda a confiança, pela Santa Igreja, pelas nossas famílias, por toda a humanidade e agradecemos confiantes a vossa protecção.
Santa Teresa de Jesus, Mestra do amor e da oração.
Mostrai-nos o caminho que conduz ao Senhor e à Salvação.
A alma, jardim e horta de Deus
Santa Teresa recorre frequentemente a imagens, comparações e exemplos para que a imaginação e a memória cooperem na oração. A Santa utiliza os exemplos do paraíso, do jardim e da horta para ensinar o caminho da oração.
A alma é como uma horta de Deus e um jardim das delícias de Deus. Deus cuida da horta ou do jardim da alma, como um jardineiro. Deus alegra-se em cuidar do seu jardim e alegra a alma que se converte em paraíso.
A alma que tem fome e sede de oração sente alegria e gozo ao reconhecer que Deus cuida dela intimamente e a embeleza até que se converta em paraíso, em união de amor com o Amado. Este processo é possível porque Deus passeia gosozamente na alma por meio da oração. A alma alegra-se ao entender que o Amado está consigo na solidão, olhando as suas virtudes e os seus desejos de encontrá-lo dentro de si. Este é o verdadeiro céu da alma na terra.
“O verdadeiro amante em toda a parte ama e sempre se lembra do amado. Triste coisa seria que só pelos cantos do mosteiro se pudesse fazer oração.
A nossa alma é como um castelo, todo de diamante ou límpido cristal… No centro está Deus. A porta para entrar é a oração. Se nos lembrássemos que temos dentro de nós tal Hóspede, não o deixaríamos tantas vezes a sós” (Santa Teresa de Jesus).
Pai Nosso…, Ave Maria…, Glória ao Pai…
Santa Teresa de Jesus. Rogai por nós.
Oração: Ó Deus, que pelo Espírito Santo fizestes surgir Santa Teresa, para recordar à Igreja o caminho da perfeição, concedei-nos encontrar sempre alimento na sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amen.