28º Domingo do Tempo Comum – Ano C

jesus-854_n

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 17, 11-19)

Quando caminhava para Jerusalém, Jesus passou através da Samaria e da Galileia. Ao entrar numa aldeia, dez homens leprosos vieram ao seu encontro; mantendo-se à distância, gritaram, dizendo: «Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós!» Ao vê-los, disse-lhes: «Ide e mostrai-vos aos sacerdotes.» Ora, enquanto iam a caminho, ficaram purificados. Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em voz alta; caiu aos pés de Jesus com a face em terra e agradeceu-lhe. Era um samaritano. Tomando a palavra, Jesus disse: «Não foram dez os que ficaram purificados? Onde estão os outros nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?» E disse-lhe: «Levanta-te e vai. A tua fé te salvou.»

Ecos da Palavra

Dez leprosos aproximam-se de Jesus e mantendo-se à distância, gritam: “Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós”. O leproso era uma pessoa excluída. Não podia aproximar-se dos outros (Lv 13,45-46).

Todos os homens gritam por auxílio. “Quem, no seu próprio sofrimento e enfermidade, invoca o Senhor, está convicto de que o Seu amor nunca o abandona, e que também o amor da Igreja, prolongamento no tempo da Sua obra salvífica, jamais desfalece. A cura física, expressão da salvação mais profunda, revela deste modo a importância que o homem, na sua integridade de alma e corpo, reveste para o Senhor” (Bento XVI).

No texto de hoje, aparece um assunto muito próprio de Lucas: a gratidão. Lucas fala tantas vezes que o povo ficava admirado e louvava a Deus pelas coisas que Jesus realizava . Além disso, no Evangelho de Lucas, há vários cânticos e hinos que expressam esta experiência de gratidão e de reconhecimento. 

Podemos nos perguntar porque é que só um dos leprosos foi agradecer e os outros nove não? É que eles foram cumprir as prescrições legais previstas para os curados. Jesus não é contra isso, mas reage ao ver que o mais importante – mostrar um coração agradecido – não foi feito.

“A fé daquele único leproso que, vendo-se purificado, cheio de admiração e de alegria, contrariamente aos demais, vai imediatamente até Jesus para lhe manifestar o próprio reconhecimento, deixa entrever que a saúde readquirida é sinal de algo mais precioso do que a simples cura física, pois constitui um sinal da salvação que Deus nos concede através de Cristo; ela encontra expressão nas palavras de Jesus: a tua fé te salvou” (Bento XVI).

Oração

Senhor Jesus, cura-me de todos os males físicos, emocionais e espirituais. Porque Tu és o mesmo ontem, hoje e amanhã, creio que a Tua misericórdia é para sempre.  Dá-me um coração agradecido que saiba dar-Te graças pelas maravilhas que realizas na minha vida e na vida dos meus irmãos. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *