Novena de Santa Teresa de Jesus – 4º Dia

peter_paul_rubens_166

4º Dia: A oração, trato de amizade

Oração inicial: Santa Teresa de Jesus, glória da Igreja e do Carmelo, que ensinastes a grande ciência da oração, ficai connosco em cada dia desta novena que fazemos em vosso louvor. Ensinai-nos o caminho da oração e da intimidade com Deus. Ajudai-nos a praticar as virtudes, atendei os pedidos que fazemos, com toda a confiança, pela Santa Igreja, pelas nossas famílias, por toda a humanidade e agradecemos confiantes a vossa protecção.

Santa Teresa de Jesus, Mestra do amor e da oração.

Mostrai-nos o caminho que conduz ao Senhor e à Salvação.

Oração, trato de amizade

Muita gente afirma que não sabe rezar e quer aprender. Santa Teresa é mestra da vida de oração ela nos ensina a rezar com a vida através do contacto com o Senhor. A sua novidade está em reconhecer que o próprio Deus habita em nós, mora dentro de nós e quer que passemos a vida na sua companhia: “Pensa que a tua alma é o templo de Deus; a todo o instante do dia ou da noite as Três Pessoas divinas permanecem em ti. Assim, quando se tem consciência disso, dá-se uma intimidade toda de adoração; nunca se está só” (Beata Isabel da Trindade).

Quando por fora ficamos preocupados com riquezas, luxos, prazeres e discórdias lá dentro, Deus fica esquecido. O homem, feito à imagem e semelhança de Deus é muito belo e grande. Teresa compara-o a um castelo feito de um só cristal. No centro está o sol, que é Deus, que faz com que o cristal se torne resplandecente, refletindo a sua luz.

Rezar com Santa Teresa de Jesus é estar com Deus numa presença amorosa e trazê-lo para a vida e deixar o cristal resplandecer pelo sol divino. Esta descoberta de um Deus tão próximo leva Teresa a travar uma vida de amizade com o Amado.

Devemos estar na presença de Deus como estamos na presença de um amigo com quem comunicamos livre e interessadamente a nossa interioridade. “E outra coisa não é, a meu parecer, oração mental, senão tratar de amizade – estando muitas vezes tratando a sós – com quem sabemos que nos ama. (…) Tenho visto isto claramente por mim, e não compreendo, Criador meu, por que é que todos os homens não procuram aproximar-se de Vós por meio desta particular amizade que é a oração” (Santa Teresa de Jesus).

Pai Nosso…, Ave Maria…, Glória ao Pai…

Santa Teresa de Jesus. Rogai por nós.


Oração: Ó Deus, que pelo Espírito Santo fizestes surgir Santa Teresa, para recordar à Igreja o caminho da perfeição, concedei-nos encontrar sempre alimento na sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *