3º Dia: Amor silencioso
Oração inicial: Santa Teresa de Jesus, glória da Igreja e do Carmelo, que ensinastes a grande ciência da oração, ficai connosco em cada dia desta novena que fazemos em vosso louvor. Ensinai-nos o caminho da oração e da intimidade com Deus. Ajudai-nos a praticar as virtudes, atendei os pedidos que fazemos, com toda a confiança, pela Santa Igreja, pelas nossas famílias, por toda a humanidade e agradecemos confiantes a vossa protecção.
Santa Teresa de Jesus, Mestra do amor e da oração.
Mostrai-nos o caminho que conduz ao Senhor e à Salvação.
Amor silencioso
O amor exige silêncio e solidão, pois, não é possível ouvir a voz do Senhor no barulho. Silenciar as coisas é difícil, silenciar a si mesmo é ainda mais difícil, porém, não é impossível, basta ter uma determinada determinação. “É tão importante saber estar sozinho! Só e sozinho não é a mesma coisa. Posso estar sozinho e não estar só, porque estou cheio de presença, de relação e de Deus. Dizia alguém: ‘Torna-te amigo de ti mesmo e conseguirás viver sozinho.’ Mas se estou mal comigo, tudo é insuportável. Sobretudo a minha companhia”.
A oração constitui uma atitude de docilidade, feita de silêncio amoroso na qual o coração de Deus e do homem fundem-se realizando uma união misteriosa. Quanto maior o amor, maior será a fidelidade ao encontro com quem se ama. Teresa de Jesus, com a sua experiência, ensina-nos em que consiste a oração e como se deve permanecer tranqüilos diante das dificuldades que se encontram no percurso em direção ao encontro com o Amado.
Pai Nosso…, Ave Maria…, Glória ao Pai…
Santa Teresa de Jesus. Rogai por nós.
Oração: Ó Deus, que pelo Espírito Santo fizestes surgir Santa Teresa, para recordar à Igreja o caminho da perfeição, concedei-nos encontrar sempre alimento na sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amen.