2º DIA: A oração, um ramo de flores
Oração inicial: Santa Teresa de Jesus, glória da Igreja e do Carmelo, que ensinastes a grande ciência da oração, ficai connosco em cada dia desta novena que fazemos em vosso louvor. Ensinai-nos o caminho da oração, da intimidade com Deus. Ajudai-nos a praticar as virtudes, atendei os pedidos que fazemos, com toda confiança, pela Santa Igreja, pelas nossas famílias, por toda a humanidade e agradecemos confiantes a vossa protecção.
Santa Teresa de Jesus, Mestra do amor e da oração.
Mostrai-nos o caminho que conduz ao Senhor e à Salvação.
A oração, um ramo de flores
A oração não pode ser um trabalho cansativo e nem um esforço artificial de concentração, mas deve naturalmente brotar do coração como uma flor que desabrocha lentamente ao calor dos raios de sol. Santa Teresa desenvolve a sua oração nesta intimidade de relacionamento com o Amado. É através da oração que a alma entra em contacto com Deus e ao mesmo tempo Deus entra em contacto com a alma, comunicando-lhe as graças da sua misericórdia. Neste processo percebe-se que a oração é o principio de uma aventura pela busca de Deus que não se sacia até o encontro supremo. É caminho para a água viva da contemplação. O encontro com Deus pela oração é um processo gradual de graça interior interpenetrada pela entrega total.
Pai Nosso…, Ave Maria…, Glória ao Pai…
Santa Teresa de Jesus. Rogai por nós.
Oração: Ó Deus, que pelo Espírito Santo fizestes surgir Santa Teresa, para recordar à Igreja o caminho da perfeição, fazei-nos encontrar sempre alimento na sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amen.