27º Domingo do Tempo Comum – Ano C

09711

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 17, 5-10)

Naquele tempo, os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé.» O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a essa amoreira: ‘Arranca-te daí e planta-te no mar’, e ela havia de obedecer-vos.»

«Qual de vós, tendo um servo a lavrar ou a apascentar gado, lhe dirá, quando ele regressar do campo: ‘Vem cá depressa e senta-te à mesa’? Não lhe dirá antes: ‘Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires, enquanto eu como e bebo; depois, comerás e beberás tu’? Deve estar grato ao servo por ter feito o que lhe mandou? Assim, também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.’»

Senhor, aumenta a nossa fé (Lc 17, 5)

Senhor, aumenta a nossa fé, e ensina-nos que a fé não consiste em acreditar em algo mas sim em acreditar em Ti, Filho encarnado de Deus, para nos abrirmos ao Teu Espírito, deixar-nos alcançar pela tua Palavra, aprender a viver com o Teu estilo de vida e a seguir de perto os Teus passos. Só Tu és quem «inicia e consuma a nossa fé».

Senhor, aumenta a nossa fé, e dá-nos uma fé centrada no essencial, purificada de adesões e acrescentos postiços, que nos afastam do núcleo do Teu Evangelho. Faz-nos viver uma relação mais vital contigo, sabendo que Tu, nosso Mestre e Senhor, és o primeiro, o melhor, o mais valioso e atractivo que temos na Igreja.

Senhor, aumenta a nossa fé, e ajuda-nos a vivê-la humildemente com paixão por Deus e compaixão pelo ser humano. Ensina-nos a viver convertendo-nos a uma vida mais evangélica, sem nos resignarmos a um cristianismo rebaixado onde o sal se vai tornando insonso e onde a Igreja vai perdendo estranhamente a sua qualidade de fermento. Desperta entre nós a fé das testemunhas e dos profetas. Ensina-nos a descobrir que a fé não consiste em acreditar no Deus que nos convém mas naquele que fortalece a nossa responsabilidade e desenvolve a nossa capacidade de amar. Ensina-nos a seguir-te tomando a nossa cruz cada dia.

Senhor, aumenta a nossa fé, e que te experimentemos ressuscitado no meio de nós renovando as nossas vidas e alentando as nossas comunidades.

Palavra para o caminho

Se levar a sério a procura de Deus, então, sem dúvida nenhuma encontrará um caminho (Santa Teresa Benedicta da Cruz – Edith Stein).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *