3ª ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ SOB O PESO DA CRUZ
V. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R. Que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Leitura bíblica (Is 53, 4): Ele tomou sobre si as nossas doenças e carregou as nossas dores.
Meditação: Um servo tem uma dívida enorme. O rei, escuta as suas súplicas e perdoa-lhe tudo. Esse mesmo homem, encontra um servo como ele que lhe devia uma pequena soma de dinheiro, comparada com a grande soma que lhe foi perdoada, e não teve piedade do seu companheiro devedor: quer que lhe pague tudo quanto lhe deve. Jesus ao contar esta história, tão triste como actual, quer-nos ensinar que Deus nosso Pai está sempre a ter misericórdia para connosco, que, talvez, às vezes, não nos recordamos da misericórdia que têm para connosco nem da que devemos ter para com os outros.
Invocações: Irmãos e irmãs, “Deus usou de misericórdia para connosco” apesar das nossas culpas (cf. 1Tm 1, 13). Por isso, peçamos perdão e digamos: Senhor, tem piedade de nós.
– Para que compreendamos o amor através do qual somos sempre perdoados, oremos ao Senhor.
– Para que saibamos perdoar a quem nos faz mal, oremos ao Senhor.
– Para que estejamos sempre abertos a escutar e a acolher as razões dos outros, oremos ao Senhor.
Nesta estação peçamos a graça de assistir os enfermos: Pedir ao Senhor que cure o meu coração e me deixe compadecer com as dores dos outros; para que eu seja capaz de passar das boas intenções para o compromisso, em favor dos que precisam de mim em caridade… a tempo inteiro.
Pai nosso…
V. Mãe de misericórdia, imprime no meu coração as chagas do Senhor.
R. Mãe de misericórdia, imprime no meu coração as chagas do Senhor.
4ª ESTAÇÃO: JESUS ENCONTRA SUA MÃE
V. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R. Que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Leitura bíblica (Jo 19, 26-27): Vendo a mãe e o discípulo que ele amava, Jesus disse: “Mulher, eis o teu filho!”.
Meditação: Na sua caminhada de fé, Maria experimentou as mesmas dificuldades que cada um de nós tem: ao contemplar o seu Filho condenado e insultado, talvez terá vacilado diante dos misteriosos planos de Deus, mas não vacilou no amor que tinha por Jesus. No seu coração sofredor ela alcançou a raiz do amor de Deus, a sua misericórdia que se estende de geração em geração, sobre todos os seus filhos. A santidade de Deus não é indiferença nem afastamento das vivências diárias dos seus filhos, mas é íntima participação, proximidade, e misericórdia por quantos se sentem abandonados e que em Maria encontram a guia que os orienta e conduz para a luz.
Invocações: Caríssimos, unidos a Maria, oremos “para alcançar misericórdia e encontrar graça” (Hb 4, 16), para que sejamos ajudados nas nossas necessidades. Digamos: Senhor, tem piedade de nós.
– Para que Maria, nossa Mãe, nos ensine o caminho do verdadeiro amor, oremos ao Senhor.
– Para que não desanimemos e fiquemos abatidos e paralisados nos momentos difíceis, oremos ao Senhor.
– Para que em Maria encontremos a força de reencontrar sempre o verdadeiro caminho da fé, oremos ao Senhor.
Nesta estação peçamos a graça de dar de comer a quem tem fome: Pedir ao Senhor para que eu esteja sempre disponível e seja companheiro atento para atenuar a fome de quantos precisam d’Ele e de sentido da vida, estando perto ou longe de mim.
Pai nosso…
V. Mãe de misericórdia, imprime no meu coração as chagas do Senhor.
R. Mãe de misericórdia, imprime no meu coração as chagas do Senhor.
5ª ESTAÇÃO: SIMÃO DE CIRENE AJUDA JESUS A LEVAR A CRUZ
V. Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus.
R. Que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Leitura bíblica (Lc 23, 26): Lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e carregaram-no com a cruz, para a levar atrás de Jesus.
Meditação: O Cireneu que ajuda Jesus a levar a cruz faz-nos recordar o bom samaritano que teve piedade de um homem que foi assaltado pelos ladrões, roubado e agredido, ficando às portas da morte. O Senhor ensina-nos que a compaixão espontânea que temos por quem está em dificuldade é na realidade um sinal da misericórdia do próprio Pai que a semeou em nós, é um sinal seguro de que somos a sua imagem. A misericórdia de Jesus para connosco levou com que ele, o Bom Samaritano da Humanidade, não nos deixasse meio mortos nas estradas deste mundo, mas nos tomasse e nos conduzisse para o Reino de Deus nosso Pai.
Invocações: Irmãos e irmãs, peçamos ao Senhor para que nos “conceda encontrar misericórdia junto de Deus” (2Tm 1, 18), assim como nós temos tido misericórdia para com o nosso próximo. Digamos: Pela tua misericórdia, salva-nos Senhor.
– Por quantos se sentem perdidos, vazios e sem esperança, oremos ao Senhor.
– Por quantos procuram um trabalho e uma vida digna, oremos ao Senhor.
– Por quantos estão doentes e em sofrimento, oremos ao Senhor.
Nesta estação peçamos a graça de saber ensinar os ignorantes: Pedir ao Senhor um coração purificado de todo o mau juízo e preconceito e ser sinal que irradia confiança sobretudo naqueles que vivem na desconfiança de si mesmos e dos outros.
Pai nosso…
V. Mãe de misericórdia, imprime no meu coração as chagas do Senhor.
R. Mãe de misericórdia, imprime no meu coração as chagas do Senhor