Sobre a misericórdia

YOM2

O que é a misericórdia? É a manifestação do amor, compaixão e bondade de Deus para com o homem nos seus “tormentos e misérias” (Lm 3, 19) físicas, sociais, morais e espirituais, para o socorrer, salvar e recuperar: “O Senhor não rejeita ninguém para sempre. Embora castigue, tem compaixão, porque é grande o seu amor” (Lm 3, 31-32).

Os salmos estão cheios de súplicas de misericórdia e de louvor a Deus por socorrer os seus fiéis nas tribulações. Exemplo: “É Ele quem perdoa as tuas culpas e cura todas as tuas enfermidades. É Ele quem resgata a tua vida do túmulo e te enche de graça e de ternura. (Sl 103, 3-4; cf 146, 7-9; 147, 3.6; 136). Como Deus é misericordioso para com os homens, assim estes são chamados a sê-lo para com os seus semelhantes.

A misericórdia na prática dos homens. O amor misericordioso manifesta-se na compaixão para com os outros, no cuidado das suas feridas e no dar a mão para a sua plena recuperação física, espiritual, moral e social. Isto traduz-se nas chamadas obras de misericórdia corporais e espirituais. O elenco é exemplificativo, devendo ser aumentado segundo os cuidados requeridos pelas carências das pessoas que se encontram.

As sete obras de misericórdia corporais: Dar de comer a quem tem fome. Dar de beber a quem tem sede. Vestir os nus. Dar pousada aos peregrinos. Visitar os enfermos. Visitar os presos. Enterrar os mortos.

As sete obras de misericórdia espirituais: Dar bons conselhos. Ensinar os ignorantes. Corrigir os que erram. Consolar os tristes. Perdoar as injúrias. Suportar com paciência as fraquezas do nosso próximo. Rezar a Deus por vivos e defuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *