Ano Novo: algumas perguntas

34811074-happy-new-year-2016-with-fireworks-background

E encontraram Maria, José e o Menino…

Hoje começamos um “ano novo”. Como será? O que espero do ano novo? O que desejo de verdade? O que é que necessito? A que dedicarei o meu tempo mais precioso e importante? Para mim o que é realmente bom e novo neste ano que hoje começa?

Viverei de qualquer maneira, passando de uma ocupação para outra, sem saber exactamente o que quero nem para que vivo, ou aprenderei a distinguir o importante e essencial do que é secundário? Viverei de forma rotineira e aborrecida ou aprenderei a viver com espírito mais criativo?

Passarei este ano afastando-me de Deus ou procurar-lo-ei com mais confiança e sinceridade? Será mais um ano mudo em relação a ele, sem abrir os meus lábios e o meu coração, ou brotará finalmente da minha alma uma pequena invocação, humilde mas sincera?

Viverei também este ano preocupado somente com o meu bem-estar ou saberei preocupar-me alguma vez em fazer felizes ou demais? De que pessoas me aproximarei? Semearei na vida delas alegria, ou desalento e tristeza?. Por onde eu passar a vida será mais amável e menos dura?

Será mais um ano, dedicado a fazer coisas e mais coisas, acumulando egoísmo, tensão e nervosismo, ou terei tempo para o silêncio, o descanso, a oração e o encontro com Deus? Ficarei encerrado somente nos meus problemas ou também sairei de mim em direcção aos outros? Quando aprenderei a olhar os que sofrem com coração responsável e solidário?

O “novo” deste ano de 2016 não virá até nós desde fora. A novidade só pode brotar do nosso interior. Este ano será novo se aprender a crer de maneira nova e mais confiada, se encontrar gestos novos e mais amáveis para conviver com os meus, se despertar no meu coração uma compaixão nova para com os que sofrem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *