Festa da Sagrada Família de Nazaré – Ano C

holy-family-2012

Os relatos do Evangelho não oferecem dúvida alguma. Segundo Jesus, Deus tem um grande projecto: construir no mundo uma grande família humana. Atraído por este projecto, Jesus dedica-se inteiramente para que todos sintam a Deus como Pai e todos aprendam a viver como irmãos. Este é o caminho que conduz à salvação do género humano. Como é uma família aberta ao projecto humanizador de Deus? Que características poderíamos destacar?

Amor entre os esposos. É a primeira característica. O lar está vivo quando os pais sabem querer-se, apoiar-se mutuamente, compartilhar dores e alegrias, perdoar-se, dialogar e confiar um no outro. A família começa a desumanizar quando cresce o egoísmo, as discussões e os mal-entendidos.

Relação entre pais e filhos. Não basta o amor entre os esposos. Quando pais e filhos vivem enfrentando-se e sem nenhuma comunicação, a vida familiar torna-se impossível, a alegria desaparece, todos sofrem. A família necessita de um clima de confiança mútua para pensar no bem de todos.

Atenção aos mais frágeis. Todos devem encontrar no seu lar acolhimento, apoio e compreensão. Porém, a família faz-se mais humana, sobretudo, quando nela se cuida com amor e carinho dos mais pequenos, quando se trata com amor e respeito os maiores, quando há solicitude para os enfermos ou incapacitados, quando não se abandona quem está passando mal.

Abertura aos necessitados. Uma família trabalha por um mundo mais humano, quando não se fecha nos seus problemas e interesses, mas vive aberta às necessidades das outras famílias: lares quebrados que vivem situações conflituosas e dolorosas, e necessitam de apoio e compreensão; famílias sem trabalho nem renda alguma, que necessitam de ajuda material; famílias de imigrantes que pedem acolhimento e amizade.

Crescimento da fé. Na família aprende-se a viver as coisas mais importantes. Por isso, é o melhor lugar para aprender a crer nesse Deus bom, Pai de todos; para conhecer o estilo de vida de Jesus; para descobrir a sua Boa Notícia; para rezar juntos à volta da mesa; para tomar parte na vida da comunidade dos seguidores de Jesus. Estas famílias cristãs são uma bênção para a sociedade.

Oração pela Família

Senhor, diante do teu presépio, venho pedir pela minha família. Abençoa as pessoas que amo onde quer que estejam. Que dentro do nosso lar habite a confiança de tua mãe, Maria, o zelo de teu pai, José, e a inocência do teu rosto de criança. Afugenta da nossa casa as dores, lágrimas e angústias causadas por tantos Herodes que lutam por matar os nossos sonhos de paz. Concede-nos a saúde do corpo e da alma, para que possamos cantar os teus louvores em cada dia deste novo ano que brevemente vai começar. Que as nossas portas estejam sempre abertas para ti, nas visitas que nos fazes em tantos rostos sofridos. Dá-nos o maior de todos os presentes possíveis: a alegria da tua presença no nosso lar. Senhor, abençoa a minha família neste Natal. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *