Natal do Senhor – Ano C

the-birth-of-christ-frans-ii-the-younger-francken

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 1, 1-18)

No princípio existia o Verbo; o Verbo estava em Deus; e o Verbo era Deus. No princípio Ele estava em Deus. Por Ele é que tudo começou a existir; e sem Ele nada veio à existência. Nele é que estava a Vida de tudo o que veio a existir. E a Vida era a Luz dos homens. A Luz brilhou nas trevas, mas as trevas não a receberam.

Apareceu um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este vinha como testemunha, para dar testemunho da Luz e todos crerem por meio dele. Ele não era a Luz, mas vinha para dar testemunho da Luz.

O Verbo era a Luz verdadeira, que, ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina. Ele estava no mundo e por Ele o mundo veio à existência, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a quantos o receberam, aos que nele crêem, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram de laços de sangue, nem de um impulso da carne, nem da vontade de um homem, mas sim de Deus. E o Verbo fez-se homem e veio habitar connosco. E nós contemplámos a sua glória, a glória que possui como Filho Unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade. João deu testemunho dele ao clamar: «Este era aquele de quem eu disse: ‘O que vem depois de mim passou-me à frente, porque existia antes de mim.’»

Sim, todos nós participamos da sua plenitude, recebendo graças sobre graças. É que a Lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram-nos por Jesus Cristo. A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do Pai, foi Ele quem o deu a conhecer.

Reflexão

O quarto Evangelho começa com um prólogo muito especial. É uma espécie de hino que, desde os primeiros séculos do cristianismo, ajudou decisivamente os cristãos a aprofundar o mistério da pessoa de Jesus. Se o escutarmos ou lermos com fé, pode ajudar-nos a crer em Jesus de maneira mais profunda. Prestaremos somente atenção a algumas afirmações principais do prólogo.

Ao usar a expressão “no princípio”, João enlaça o seu Evangelho com o relato da criação (cf. Gn 1,1), oferecendo-nos assim, desde logo, uma chave de interpretação para o seu escrito. Aquilo que ele vai narrar sobre Jesus está em relação com a obra criadora de Deus: em Jesus vai acontecer a definitiva intervenção criadora de Deus no sentido de dar vida ao homem e ao mundo. A actividade de Jesus, enviado do Pai, consiste em fazer nascer um homem novo; a sua acção coroa a obra criadora iniciada por Deus “no princípio”.

A Palavra de Deus fez-se carne”. Deus não é mudo. Não permaneceu calado, fechado para sempre no seu Mistério. Deus quis comunicar-se a nós. Desejou falar-nos, dizer-nos o seu amor, explicar-nos seu projecto. Jesus é o projecto de Deus feito carne.

Deus não se comunicou a nós por meio de conceitos e doutrinas sublimes, que somente os eruditos podem entender. A sua Palavra encarnou na vida íntima de Jesus, para que até os mais simples o possam entender, aqueles que sabem comover-se diante da bondade, do amor e da verdade que se encerra na sua vida.

Esta Palavra de Deus “acampou entre nós”. Desapareceram as distâncias. Deus fez-se “carne”. Habita entre nós. Para nos encontrarmos com ele, não devemos sair fora do mundo, mas aproximar-nos de Jesus. Para conhecê-lo, não precisamos de estudar Teologia, mas sintonizarmos com Jesus, comungarmos com ele.

A Deus, ninguém jamais viu”. Os profetas, os sacerdotes, os mestres da Lei falavam muito de Deus, porém ninguém havia vista o seu rosto. O mesmo acontece hoje entre nós: na Igreja falamos muito de Deus, porém ninguém o viu. Somente Jesus, “o Filho de Deus, que está no seio do Pai é quem o deu a conhecer”.

Não podemos esquecer isto: somente Jesus nos contou como Deus é. Somente ele é a fonte para nos aproximarmos do seu Mistério. De quantas ideias raquíticas e pouco humanas temos de nos libertar e deitar fora para, libertos, deixarmo-nos atrair e seduzir por esse Deus que se revela em Jesus!

Como tudo muda, quando alguém, finalmente, compreende que Jesus é rosto humano de Deus. Tudo se torna mais simples e mais claro. Agora, sabemos como Deus nos vê quando sofremos, como nos procura quando nos perdemos, como nos entende e perdoa quando o negamos. Jesus revela-nos “a graça e a verdade” de Deus.

Votos de Santo e Feliz Natal

Para si e toda a sua família e os que lhe são queridos, “Caminhos Carmelitas” deseja que Jesus Menino e a Sagrada Família vos agraciem com toda a espécie de dons  para que possais “saborear e ver como o Senhor é Bom”. Desta experiência pode surgir uma forma nova de vivermos mais saudavelmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *