Os santos mostram-nos o potencial da nossa humanidade

carmo-5271040654_0fd932e64a_z 

Houve tempos em que se considerava que os místicos, como Santa Teresa de Jesus, percorriam um caminho diferente do dos outros cristãos. Como consequência, os escritos dos místicos pareciam representar uma espiritualidade de elite, espiritualidade reservada só a alguns que não se podia aplicar à maioria.

Hoje entendemos que estes santos somos nós, com maiúsculas. Eles mostram-nos o potencial da nossa humanidade. Estão na cabeça da coluna e mostram-nos o impacto do amor de Deus nas suas vidas. O que escrevem não é algo de especial reservado somente a alguns, mas serve de orientação e de alento para todos. O caminho que descrevem é mais normativo do que excepcional.

Um dos contributos de Santa Teresa de Jesus é o de indicar alguns sinais na vida de uma pessoa que cresce na santidade. Independentemente de que uma pessoa tenha tido ou não experiências religiosas extraordinárias (como vozes e visões semelhantes às de Santa Teresa), estes sinais indicam que o caminho espiritual está assente numa base firme. São sinais da transformação, da crescente abertura da pessoa à acção do Espírito. Podemos assinalar entre estes “sinais de santidade”: Profunda humanidade. Ampla liberdade. Grande generosidade.

John Welch, O. Carm.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *