Pensamentos de Santa Teresa de Jesus

St._Teresa_of_Avila

– Ó Senhor, experimento tanta alegria ao pensar que as minhas infidelidades fazem com que melhor se conheça a vossa misericórdia, que sinto suavizar-se a dor pelas graves ofensas que vos fiz.

– A oração é onde o Senhor ilumina para entender as verdades.

– Almejemos e pratiquemos a oração já não para desfrutar, mas para ter a força de servir ao Senhor.

– É um facto que, embora saibamos que estamos sempre na presença de Deus, muitas vezes negligenciamos em pensar nisso.

– Jamais creiais que adquiristes uma virtude, enquanto não a tiverdes provado com aquilo que lhe é contrário.

– No nosso próximo, procuremos ver tão somente as virtudes e as boas obras e cubramos os seus defeitos considerando os nossos pecados.

– Deus tem cuidado dos nossos interesses muito mais do que nós mesmos, sabendo o que convém a cada um.

– A coragem em sofrer muito ou sofrer pouco está sempre na proporção do amor.

– Ó Senhor! Como os cristãos pouco vos conhecem!

– Quem deveras ama a Deus, todo o bem ama, todo o bem quer, todo o bem favorece, todo o bem louva, com os bons se junta sempre e os favorece e defende; não ama senão verdades e coisa que seja digna de amar. Pensais que é possível, a quem mui deveras ama a Deus, amar vaidades, ou riquezas, ou coisas de deleites do mundo, ou honras, ou tenha contendas ou invejas? Não, que nem pode; e tudo, porque não pretende outra coisa senão contentar ao Amado.

– Muitas vezes o Senhor permite uma queda a fim de manter a alma na mais profunda humildade. Se ela se arrepende e volta a Ele com sinceridade, mais progredirá, conforme sabemos de muitos santos.

– Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa, Deus não muda. A paciência tudo alcança. Quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta.

– A outros santos parece ter dado o Senhor graça para socorrer numa determinada necessidade. Ao glorioso São José tenho experiência de que socorre em todas.

– A oração é um tratar de amizade, estando muitas vezes a sós com Quem sabemos que nos ama.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *