Domingo da Santíssima Trindade – Ano B

the-holy-trinity__96479.1405328703.490.588

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 28, 16-20)

Naquele tempo os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, adoraram-no; alguns, no entanto, ainda duvidavam. Aproximando-se deles, Jesus disse-lhes: «Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.»

Reflexão

Creio em Deus Pai, criador do céu e da terra. Não estamos sós com os nossos problemas e conflitos. Não vivemos esquecidos. Deus é nosso Pai querido. Assim o chamava Jesus e assim o chamamos nós. Ele é a origem e a meta da nossa vida. Criou-nos só por amor, e espera-nos com coração de Pai no final da nossa peregrinação por este mundo. O seu nome é esquecido e renegado por muitos, mas Deus continua a olhar-nos com amor e convida-nos a ser seus filhos adoptivos.

Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor. É a grande prenda que Deus deu ao mundo. Ele disse-nos como é o Pai. Olhando-o, vemos o Pai: nos seus gestos captamos a sua ternura e compreensão, a sua amizade e proximidade. Este Jesus, o Filho muito amado do Pai, animou-nos a construir uma vida mais fraterna e feliz para todos. Indicou-nos também o caminho a seguir: “Sede compassivos como é compassivo o vosso Pai celeste”.

Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida. O mistério de Deus não é algo afastado. Está presente no mais profundo de cada um de nós. Podemo-lo captar como Espírito que alenta a nossa vida, como Amor que nos conduz aos que sofrem. Este Espírito é o que há de melhor dentro de nós: torna-nos capazes de amar.

Quando o Cristianismo fala da Trindade quer dizer que Deus, no seu mistério mais íntimo, é amor partilhado. Deus não é uma ideia obscura e abstracta; não é uma energia oculta, uma força perigosa; não é um ser solitário e sem rosto, apagado e indiferente; não é uma substância fria e impenetrável. Deus é Ternura transbordante de amor. Esse Deus trinitário é fonte e cume de toda a ternura. A ternura inscrita no ser humano tem a sua origem e a sua meta na Ternura que constitui o mistério de Deus. Por isso, a ternura não é um sentimento a mais; é sinal da maturidade e vitalidade interior; brota num coração livre, capaz de oferecer e de receber amor, um coração parecido ao de Deus.

Palavra para o caminho

Neste Domingo da Santíssima Trindade, que coincide com o fim do mês de Maio, o mês de Maria, queremos propor esta “Oração de Consagração ao Imaculado Coração de Maria”: Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, ao vosso Coração Imaculado nos consagramos, em acto de entrega total ao Senhor. Por Vós seremos levados a Cristo. Por Ele e com Ele seremos levados ao Pai. Caminharemos à luz da fé e faremos tudo para que o mundo creia que Jesus Cristo é o Enviado do Pai. Com Ele queremos levar o Amor e a Salvação até aos confins do mundo. Sob a protecção do vosso Coração Imaculado seremos um só povo com Cristo. Seremos testemunhas da Sua ressurreição. Por Ele seremos levados ao Pai, para glória da Santíssima Trindade, a Quem adoramos, louvamos e bendizemos. Amen.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *