1º Domingo da Quaresma – Ano B

Cinzas - na Quaresma

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 1, 12-15)

Em seguida, o Espírito impeliu-o para o deserto. E ficou no deserto quarenta dias. Era tentado por Satanás, estava entre as feras e os anjos serviam-no.

Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galileia, e proclamava o Evangelho de Deus, dizendo: «Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho.»

Reflexão

Antes de começar a narrar a actividade profética de Jesus, Marcos escreve estes breves versículos: “o Espírito impeliu-o para o deserto. E ficou no deserto quarenta dias. Era tentado por Satanás, estava entre as feras e os anjos serviam-no”. Essas breves linhas são um resumo das experiências básicas vividas por Jesus até à sua execução na cruz. Jesus não conheceu uma vida fácil e tranquila. Viveu impelido pelo Espírito, mas sentiu na sua própria carne as forças do mal. A sua entrega apaixonada ao projecto de Deus levou-o a viver uma existência dilacerada por conflitos e tensões. Com ele aprendemos a viver em tempos de provação.

O Espírito levou Jesus para o deserto. Não o conduz a uma vida cómoda. Leva-o por caminhos de prova, riscos e tentações. Procurar o reino de Deus e a sua justiça, anunciar Deus sem o falsear, trabalhar por um mundo mais humano é sempre arriscado. Foi para Jesus e será para os seus seguidores.

Ficou no deserto durante quarenta dias. Esse lugar inóspito e nada acolhedor é símbolo de prova e purificação. O melhor lugar para aprender a viver do essencial, mas também o mais perigoso para quem fica abandonado às suas próprias forças.

Era tentado por Satanás. Satanás significa “o adversário”, a força hostil a Deus e a quem trabalha pelo seu reinado. Na tentação descobre-se o que há em nós de verdade ou de mentira, de luz ou de trevas, de fidelidade a Deus ou de cumplicidade com a injustiça.

Marcos diz que Jesus proclamava o Evangelho de Deus. Jesus faz-nos saber que Deus é uma Boa Nova para a vida humana, o que implica mudar de vida e acreditar.

Mudar de vida! Alguns traduzem “fazei penitência”, outros: “convertei-vos” ou “arrependei-vos”. O sentido exacto é mudar o modo de pensar e de viver. Para perceber esta presença do Reino a pessoa deve começar a pensar, viver e agir de um modo diferente. Deve mudar a vida e deixar que a nova experiência de Deus invada a sua vida e e lhe dê olhos novos para ler e entender os factos.

Crede na Boa Nova! Não é fácil aceitar a mensagem. Não é fácil começar a pensar de um modo diferente daquele que se aprendeu desde pequenino. Isto é possível através de um acto de fé. Quando alguém traz uma notícia inesperada, difícil de aceitar, aceita-se somente se a pessoa que a anuncia é digna de confiança. Sendo assim, dirá aos outros: “Pode-se aceitar! Conheço a pessoa, ela não engana. É de confiança, fala com verdade”. Jesus é digno de confiança!

Palavra para o caminho

Temos de viver estes tempos difíceis com os olhos fixos em Jesus. É o Espírito de Deus que nos está a empurrar para o deserto. Desta crise sairá um dia uma Igreja mais humilde e mais fiel ao Seu Senhor. Esta experiência de deserto é um tempo inesperado de graça e purificação que temos de agradecer a Deus. Somente nos pede que rejeitemos, com lucidez, as tentações que nos podem desviar, uma vez mais, da conversão a Jesus Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *