Advento

Adventskranz

A palavra Advento vem do latim e significa “chegada”, “aproximação”, “vinda”. No Ano Litúrgico, o Advento é um tempo de preparação para a celebração da segunda maior festa cristã: o Natal do Senhor. Neste tempo, celebramos duas verdades da nossa fé: a primeira vinda (o nascimento de Jesus em Belém) e a segunda vinda de Jesus (a Parusia). Assim, a Igreja comemora a vinda do Filho de Deus entre os homens (aspecto histórico) e vive a alegre expectativa da sua segunda vinda, em poder e glória, em dia e hora desconhecidos para nós.

O Advento é constituído por quatro semanas e, por isso, quatro Domingos celebrativos. O terceiro Domingo do Advento é chamado Domingo da alegria (gaudete, em latim) por causa da antífona da entrada da Missa (Alegrai-vos sempre no Senhor), mostrando a alegria da proximidade da celebração do Natal.

Duas personagens bíblicas ganham destaque na celebração do Advento: Maria e João Baptista. Ela porque foi escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador, e ele porque foi chamado para ser o precursor do Messias. Ela torna-se modelo do coração que sabe acolher a Palavra de Deus e gerar Jesus. Ele torna-se modelo de uma vida que sabe esperar nas promessas de Deus e agir anunciando e preparando a chegada da salvação.

A espiritualidade do Advento é marcada por algumas atitudes básicas: a preparação para receber Jesus, a oração e a vivência da esperança cristã. A preparação para receber o Senhor dá-se através da vivência da conversão e da ascese. Precisamos de ter um olhar atento sobre nós próprios e a realidade que nos cerca e empenhar-nos para correspondermos e estar em sintonia com a acção do Espírito de Deus que renova todas as coisas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *