JMJ 2023. Jesus espera por ti

Ei-los que estão a chegar. De toda a parte, cheios de alegria e com sabor a festa. De lés a lés, Portugal prepara-se para ser inundado por uma atmosfera – transfigurada em teosfera – refrescante e saudavelmente inquietadora. Esta sadia «invasão» juvenil é a certificação mais eloquente de que a fé está viva e não se quer escondida. Ela pulsa em corações das mais diversas latitudes e fermenta vidas em todos os lugares da terra.

A Jornada Mundial da Juventude é muito mais que um conglomerado de gente nova que se mobiliza por alguns dias… É por isso que há uma inescapável componente intergeracional neste acontecimento. De facto, a fé que palpita nos jovens é fruto do trabalho – persistente e insano – de uma legião de adultos e anciãos que não desistem de levar Jesus a todos…

Os jovens de todo o mundo têm à sua espera não só lugares, paisagens e pessoas. Têm, antes de mais, um encontro marcado com Jesus Cristo, presente nesses lugares, nessas paisagens e nessas pessoas. Ele, o Deus que Se faz homem, espera os jovens de todo o mundo para uma experiência fascinante, que deixará traços imperecíveis.

Assim sendo, é Jesus que está à tua espera, caríssimo jovem, nas portas que se abrirem e nas pessoas que te forem hospedando. É Jesus que te abraça nos abraços que te envolverem. É Jesus que te toca nos gestos que te comoverem. E não esqueças que o mesmo Jesus está presente na Palavra proclamada, no Pão consagrado e no Perdão distribuído. Sê muito bem-vindo. Não percas nada do que te vai ser oferecido. Nunca tires os olhos de Jesus, já que Ele nunca retira os olhos de ti. É Ele que faz de ti jovem, indestrutivelmente jovem!

João António Pinheiro Teixeira (texto resumido)