São José operário – 1 de Maio

São José, esposo da Virgem Maria e pai adoptivo de Jesus, viveu toda a sua existência como um serviço aos dois e ao projecto que Deus tinha relativo à Sagrada Família de Nazaré. A Igreja dedica a São José duas festas:
– 19 de Março (em que reflecte sobre a sua pessoa e missão).
– 1 de Maio (em que realça a sua dimensão trabalhadora, como modelo para todos os que ganham o pão com o suor do seu rosto).

– José, a tua vida foi passada na sombra, humilde e escondida, mas tiveste o privilégio de contemplar de muito perto a beleza de Jesus e de Maria! José, terno Pai, protege o Carmelo; que na terra os teus filhos gozem já a paz do céu.

– São José, a nossa santa Madre Teresa (de Jesus) recorria a ti com amor  e confiança nas suas necessidades, e assegura que nunca deixaste de escutar a sua oração.

– Temos a esperança de um dia, depois de terminada a provação desta vida, ver-te, Pai José, ao lado de Maria.

Santa Teresinha do Menino Jesus

Oração

Deus, criador de todas as coisas, que estabelecestes a lei do trabalho para todos os homens, concedei-nos que, a exemplo de são José e com a sua proteção, realizemos a obra que nos mandais e recebamos o prémio que nos prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus  e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.