Para viver a Semana Santa

Domingo, 2 de Abril: Cristo obedeceu até à morte e morte de cruz. Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes. (Filip, 2, 8-9).

– Deus todo-poderoso e eterno, que, para salvar a humanidade, quisestes que o nosso Salvador Se fizesse homem e suportasse a cruz, fazei que vivamos unidos a Ele na sua paixão para chegarmos a tomar parte na glória da sua ressurreição. Ele que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. (Oração colecta).

Segunda-feira, 3 de Abril: Maria ungiu os pés de Jesus com uma libra de perfume de nardo puro, de alto preço, e enxugou-lhos com os seus cabelos. A casa encheu-se com a fragrância do perfume. (Jo 12,3).

– Contemplando uma estampa de Nosso Senhor na Cruz, fiquei impressionada com o sangue que caía de uma das Suas mãos divinas (…) Resolvi manter-me em espírito ao pé da Cruz para receber o divino orvalho que dela escorria, compreendendo que seria necessário espalhá-lo sobre as almas. (Santa Teresa do Menino Jesus).

Propósito: Como «Maria» ou como «Teresa» hoje é a mim que Jesus pede um gesto, uma atitude, que traduza a resposta de amor que Ele espera de mim.

Terça-feira, 4 de Abril: Agora é que se revela a glória do Filho do Homem e assim se revela nele a glória de Deus. E, se Deus revela nele a sua glória, também o próprio Deus revelará a glória do Filho do Homem, e há de revelá-la muito em breve. (Jo 13,31-32).

Em uma noite escura, / Com ânsias, em amores inflamada, / Ó ditosa ventura! / Saí sem ser notada /Estando a minha casa sossegada. (São João da Cruz).

Propósito: Pai, a Ti me abandono, faz de mim o que te agradar. Tudo o que faças, agradeço-to: coloco a minha alma nas Tuas mãos. (São Charles de Foucauld).

Quarta-feira, 5 de Abril: Do mesmo modo que recebestes Cristo Jesus, o Senhor, continuai a caminhar nEle: enraizados e edificados n’Ele, firmes na fé, tal como fostes instruídos, transbordando em ação de graças. (Cl 2,6-7).

– A verdadeira vida, a vida que vale a pena ser vivida e que deixa uma alegria profunda é a vida em que nos damos, em que mantemos a alma limpa, vigorosa… em constante amizade com Deus. (Padre Jacques de Jésus).

Propósito: Muitas vezes durante o dia lanço estas últimas palavras do Pai Nosso: «Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal!»

Quinta-feira, 6 de Abril: Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. (Jo 13,34).

A bondade que temos é emprestada, enquanto Deus a tem por obra própria. Deus é Ele e a sua obra. (São João da Cruz).

Propósito: «Senhor, quando Te recebemos na Eucaristia és Tu que nos acolhes»; dá-nos a capacidade de nos deixarmos invadir pelo amor, para nos amarmos com o amor com que Tu nos amas.

Sexta-Feira Santa, 7 de Abril: Sem figura nem beleza. Vimo-lo sem aspeto atraente, desprezado e abandonado pelos homens, (…) Na verdade, Ele tomou sobre Si as nossas doenças, carregou as nossas dores. (Is 53,2-4).

– À medida que nos unimos a Cristo, que Deus vem, o Cristo Deus fala-nos dos outros: como quereis que sejamos seus amigos e que Ele nos fale de outra coisa que não seja da imensa aflição dos outros, das multidões? (Padre Jacques de Jésus).

Propósito: Nesta Sexta-Feira Santa faço a Via Sacra; ou pelo menos uma estação à minha escolha. E aí, contemplando Jesus, deixo que Ele me fale… Aceito que viva em mim a Sua Caridade.

Sábado Santo, 8 de Abril: E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos. (Mt 28,20).

Agora vives escondido no meio de nós. Em todos os tempos e em todos os lugares transbordam para fora da tua tenda consolação, luz e força sobre as almas que aqui na terra se refugiam junto de Ti. (Santa Teresa Benedita da Cruz).

Propósito: Para deixar jorrar a Vida, crio o hábito de fazer sobre mim, lentamente, o sinal da cruz, confessando com Fé: «Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.»