Anunciação do Senhor – 25 de Março

A Anunciação do Senhor teve lugar quando, na cidade de Nazaré, o anjo do Senhor anunciou a Maria: «Conceberás e darás à luz um filho, que será chamado Filho do Altíssimo». Maria respondeu: «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra». Assim, chegada a plenitude dos tempos, o Filho unigénito de Deus, que existia antes da criação do mundo, por nós homens e para a nossa salvação, encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e Se fez homem.

– Ouviste, ó Virgem, a voz do Anjo: “Conceberás e darás à luz um filho”. Ouviste-o dizer que não será por obra de varão, mas por obra do Espírito Santo. O Anjo aguarda a resposta (…). Todo o mundo, prostrado a teus pés, espera a tua resposta: da tua palavra depende a consolação dos infelizes, a redenção dos cativos, a liberdade dos condenados, a salvação de todos os filhos de Adão, de toda a tua linhagem. Dá depressa, ó Virgem a tua resposta. Profere a tua palavra humana e concebe a divina. Porque demoras? Abre, ó Virgem santa, o coração à fé, os lábios ao consentimento, as entranhas ao Criador. “Eis a serva do Senhor – disse a Virgem – faça-se em mim segundo a tua palavra” – São Bernardo.

– O “Faça-se a tua vontade” em todo o seu conteúdo tem que ser o fio condutor de toda a vida cristã. Tem que regular o curso do dia, da manhã à noite, o passar dos anos e a vida inteira – Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein).

Oração

Senhor nosso Deus, que, na vossa benigna providência, quisestes que o vosso Verbo assumisse verdadeira carne humana no seio da Virgem Maria, concedei-nos que, celebrando o nosso Redentor como verdadeiro Deus e verdadeiro homem, mereçamos também nós participar da sua natureza divina. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.