Um pensamento carmelita para cada dia da Quaresma 2023

5ª Semana

Domingo, 26 de Março: Disse-lhe Jesus: “Eu Sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em Mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive e acredita em Mim não morrerá para sempre. Acreditas nisto?” (Jo 11, 25-26).

– Senhor nosso Deus, concedei-nos a graça de viver com alegria o mesmo espírito de caridade que levou o vosso Filho a entregar-Se à morte pela salvação dos homens. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen. (Oração colecta).

Segunda-feira, 27 de Março: Fiel é Deus por Quem fostes chamados à comunhão com o seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor. (1Co 1,8-9).

– Jesus, pela vida que derrama, quer identificar-nos com Ele, quer que entremos na vida da Trindade. Ele encontra-Se lá como Filho e nós entraremos como filhos adoptivos pela graça que é dada a cada um. (B. Eugénio Maria do Menino Jesus).

Terça-feira, 28 de Março: Aquele que Me enviou está comigo. Ele não Me deixou só porque faço sempre o que Lhe agrada. (Jo 8,29).

– A nossa graça filial não desperta, não entra em ação de forma continuada, a não ser como fruto deste nosso sentimento de fragilidade. A pobreza experimentada na oração, na nossa vida espiritual, em vez de nos fazer dobrar sobre nós próprios deve lançar-nos para o bom Deus. (B. Eugénio Maria do Menino Jesus).

Quarta-feira, 29 de Março: Pois bem, se o Filho vos libertar, sereis realmente livres. (Jo 8,36).

– Qual será então a alegria de Deus quando encontrar uma alma que Lhe deixe toda a liberdade e em quem Ele Se possa derramar na medida do seu desejo! (B. Eugénio Maria do Menino Jesus).

Quinta-feira, 30 de Março: Se Eu Me glorificar a Mim mesmo, a minha glória nada valerá. Quem Me glorifica é o meu Pai de Quem dizeis “é o nosso Deus”; e, no entanto, não O conheceis. Mas Eu conheço-O (…) e observo a sua Palavra. (Jo 8,54-55).

– Pai nosso que estais nos Céus. Ó meu Senhor, como pareceis Pai de tal Filho e o Vosso Filho como parece filho de tal Pai! (Santa Teresa de Jesus).

Sexta-feira, 31 de Março: Mostrei-vos muitas obras boas da parte do Pai. (…) A Mim, a quem o Pai enviou ao mundo, como é que dizeis: “Tu blasfemas?” por Eu ter dito: “Sou Filho de Deus. (Jo 10,23b.36).

– Se quiseres que Eu te diga uma palavra de consolação, contempla o Meu Filho, obediente e preso por Meu amor, em agonia, e verás quantas te dirá. (São João da Cruz, Subida do Monte Carmelo).

Sábado, 1 de Abril: Jesus devia morrer pela nação. E não só pela nação, mas para congregar na unidade os filhos de Deus que andavam dispersos. (Jo 11,51-52).

– O sofrimento, aceite e oferecido, faz de nós salvadores. ‘Sem efusão de sangue, não há remissão dos pecados’ (Hb 9,22) E ocasiões não nos faltam. (P. Jacques de Jésus).