Um pensamento carmelita para cada dia da Quaresma 2023

4º SEMANA

19 de Março: Para um juízo vim Eu a este mundo: para que os que não veem vejam, e os que veem se tornem cegos. (Jo 9, 39).

Senhor, nosso Deus, que pelo vosso Verbo realizais admiravelmente a reconciliação do género humano, concedei ao povo cristão fé viva e espírito generoso, a fim de caminhar alegremente para as próximas solenidades pascais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. (Oração colecta).

20 de Março: José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. (Mt 1,20).

Quem não encontrar um mestre que lhe ensine o caminho da oração, tome a este glorioso santo por mestre e não se enganará no caminho. (Santa Teresa de Jesus).

21 de Março: Senhor, não tenho ninguém que me meta na piscina quando se agita a água. (Jo 5,7).

– Podemos dizer que os que começam a ter oração são os que tiram a água do poço. É muito penoso (…) Ao princípio ainda penam, pois não acabam de compreender se se arrependem dos pecados; e na verdade fazem-no, visto estarem verdadeiramente determinados em servir a Deus. (Santa Teresa de Jesus).

22 de Março: [Jesus] não só anulava o sábado, mas até chamava a Deus seu próprio Pai, fazendo-Se assim igual a Deus. (Jo 5,18).

Toda a gente dorme. E a Deus, tão cheio de bondade, tão grande, tão digno de louvores, esquecemo-l’O!… Ninguém pensa n’Ele! (Santa Maria de Jesus Crucificado).

23 de Março: São elas [as Escrituras] que dão testemunho a meu favor. Vós, porém, não quereis vir a Mim para terdes a vida! (Jo 5,39-40).

Que bem sei eu a fonte que mana e corre (…) Aquela eterna fonte está escondida neste pão vivo para dar-nos vida, mesmo sendo noite! Aqui está chamando as criaturas. (São João da Cruz).

24 de Março: Ele afirma ter conhecimento de Deus e chama-se a si mesmo filho do Senhor! (…) vejamos, pois, se as suas palavras são verdadeiras (…) Provemo-lo com ultrajes e torturas. (Sb 2,13.17a.19a).

– Ó meu Senhor, (…) não houve sofrimento que não suportasse de bom grado, vendo como Vós estivestes diante dos juízes. Com tão bom amigo presente, com tão destemido capitão, que foi o primeiro no padecer, tudo se pode sofrer. Ajuda e dá força; nunca falta. (Santa Teresa de Jesus).

25 de Março: O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a Sua sombra. Por isso, Aquele que vai nascer é santo e será chamado Filho de Deus. (Lc 1,35).

Cobrir de sombra equivale a amparar, favorecer e conceder mercês. (São João da Cruz).