Um pensamento carmelita para cada dia da Quaresma 2023

3ª SEMANA

12 de Março: Naquele tempo, chegou Jesus a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, junto da propriedade que Jacob tinha dado a seu filho José, onde estava o poço de Jacob. Jesus, cansado da caminhada, sentou-Se à beira do poço. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria para tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dá-Me de beber”. (Jo 4, 5-6). 

– Senhor nosso Deus, autor de todas as misericórdias e de toda a bondade, que nos fizestes encontrar no jejum, na oração e no amor fraterno os remédios do pecado, olhai benigno para a confissão da nossa humildade, de modo que, abatidos pela consciência da culpa, sejamos confortados pela vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. (Oração colecta). 

13 de Março: Veio para o que era seu e os seus não O receberam. (Jo 1,11-12a). 

– Cristo é tudo. Um cristão é alguém que viu Cristo. Há poucos cristãos porque poucas almas viram Cristo. (P. Jacques de Jésus). 

14 de Março: Amai-vos uns aos outros. (Jo 15,12).  

– Para vos amar como Vós me amais, preciso de me servir do vosso próprio amor, só então encontro repouso. (Santa Teresinha do Menino Jesus). 

15 de Março: O amor não faz mal ao próximo. Assim, é no amor que está o pleno cumprimento da Lei. (Rm 13,10). 

– O meu caminho é todo confiança e amor. (…) Vejo que basta reconhecer o próprio nada e abandonar-se como uma criança nos braços de Deus. (Santa Teresa do Menino Jesus). 

16 de Março: Pai, quero que onde Eu estiver estejam também comigo aqueles que Tu Me confiaste, para que contemplem a minha glória, a glória que Me deste por Me teres amado antes da criação do mundo. (Jo17,24). 

– Alegra-te, minha alma, porque há quem ame ao teu Deus como Ele merece (…) Dá-Lhe graças porque nos deu na terra quem assim O conhece, como seu Filho único que é. (Santa Teresa de Jesus). 

17 de Março: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças. O segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mc 12,30-31a). 

– Amar é tão simples, é entregar-se a todas as suas vontades como Ele se entregou às do Pai; é permanecer n’Ele pois o coração que ama já não vive mais em si, mas naquele que constitui o objeto do seu amor. (Santa Isabel da Trindade). 

18 de Março: Se alguém julga ser alguma coisa, nada sendo, engana-se a si mesmo. (Gl 6,3). 

– Tenho de suportar-me tal como sou, com todas as minhas imperfeições (…) O ascensor que me há de elevar até ao Céu, são os Vossos braços, ó Jesus! (Santa Teresa do Menino Jesus).