Um pensamento carmelita para cada dia da Quaresma 2023

2ª SEMANA DA QUARESMA – ANO A

II Domingo da Quaresma: 5 de Março: Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os, em particular, a um alto monte e transfigurou-Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele. (Mt 17, 1-3).

– Senhor nosso Deus, que nos mandais ouvir o vosso amado Filho, fortalecei-nos com o alimento interior da vossa palavra, de modo que, purificado o nosso olhar espiritual, possamos alegrar-nos um dia na visão da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. (Oração colecta).

6 de Março: Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso. (Lc 6,36-38).

– Jesus, o Artista das almas, fica contente quando não nos detemos no exterior, mas, penetrando até ao santuário que escolheu para sua morada, lhe admiramos a beleza. (Santa Teresa do Menino Jesus).

7 de Março: Um só é o vosso Pai, Aquele que está no Céu. (Mt 23,1-12).

– Já te disse tudo na minha Palavra, que é o meu Filho (…) se fixares n’Ele o teu olhar, acharás tudo (…) Irmão, Companheiro, Mestre. (São João da Cruz).

8 de Março: Bebereis o meu cálice; mas sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não Me pertence a Mim concedê-lo: é para quem meu Pai o tem reservado. (Mt 2, 17-28).

Meu Deus, não me ireis roubar o que me destes um dia no vosso único Filho, Jesus Cristo, no qual me destes tudo quanto quero; (…) Não te rebaixes nem olhes às migalhas que caem da mesa do teu Pai. (São João da Cruz).

9 de Março: Se não dão ouvidos a Moisés e aos Profetas , tão-pouco se deixarão convencer se alguém ressuscitar de entre os mortos. (Lc 16,19-31).

Maria, sê mãe, mãe até ao fim, mãe da Vida, mãe da Misericórdia, mãe desta vida que desce mesmo sobre a miséria, para repará-la, para ressuscitá-la. (Beato Eugénio-Maria do Menino Jesus).

10 de Março: Nunca lestes nas Escrituras: “A pedra que os construtores rejeitaram transformou-se em pedra angular? Isto é obra do Senhor e é admirável aos nossos olhos!”? (Mt 21,33- 43.45-46).

– Os braços do Crucificado estão inteiramente abertos para te atrair ao seu Coração. Ele reclama a tua vida para te dar a sua. (Santa Teresa Benedita da Cruz).

11 de Março: O filho disse-lhe: “Pai, (…) já não mereço ser chamado teu filho.” Mas o Pai disse aos seus servos: “Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha”… (Lc 15, 1-3.11-32).

– Ó meu Deus! Excedestes a minha esperança e eu quero cantar as vossas misericórdias! (Santa Teresa do Menino Jesus).