Um pensamento carmelita para cada dia da semana da Quaresma 2023

1ª SEMANA DA QUARESMA 2023

I Domingo da Quaresma: 26 de Fevereiro – Naquele tempo, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. (Mt 4, 1).

– Concedei-nos, Deus todo-poderoso, que, pelas práticas anuais do sacramento quaresmal, alcancemos maior compreensão do mistério de Cristo e demos testemunho dele com uma vida digna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. (Oração colecta).

27 de Fevereiro – Vinde, benditos de meu Pai, porque tive fome, e destes-me de comer; Tive sede e destes-me de beber… (Mt 25, 31-46).

– Fazei compreender bem estas coisas [às candidatas] que recebereis. Que elas não pensem que bastam as palavras; mas que saibam que são necessárias também as obras. (Santa Teresa de Jesus).

28 de Fevereiro – Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoará as vossas. (Mt 6,7-15).

– Há na Comunidade uma Irmã que tem o condão de me desagradar em todas as coisas. (…) disse comigo que a caridade não devia consistir nos sentimentos, mas nas obras. Então apliquei-me a fazer por esta Irmã o que faria pela pessoa que mais amo. (Santa Teresa do Menino Jesus).

1 de Março – A rainha do sul (…) veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão (…) ora aqui está Quem é maior do que Jonas. (Lc 11,29-32).

– Uma palavra falou o Pai, que foi o seu Filho, e di-la sempre em eterno silêncio, e em silêncio a há de ouvir a alma. (São João da Cruz).

2 de Março – Tudo o que pedirdes ao Pai em Meu nome, Ele vo-lo concederá. (Jo 15,16).

– Como é grande o poder da oração! Dir-se-ia uma rainha que tem livre acesso junto do rei a cada instante e que pode obter tudo quanto pede. (Santa Teresa do Menino Jesus).

3 de Março – Se alguém disser: ‘Eu amo a Deus’, quando odeia seu irmão, é um mentiroso. (1 João 4,20).

– Sim, parece-me que nunca procurei senão a verdade… (Santa Teresa do Menino Jesus).

4 de Março – Que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei. (Jo 15,12).

– Estar diante de Deus por todos. (Santa Teresa Benedita da Cruz).