Santos Francisco Marto e Jacinta Marto – 20 de Fevereiro

Francisco Marto e sua irmã Jacinta Marto nasceram em Fátima: aquele no dia 11 de junho de 1908 e esta no dia 11 de março de 1910. Na sua humilde família aprenderam a conhecer e a louvar a Deus. Em 1916 viram três vezes um Anjo e, em 1917, seis vezes a Virgem Maria. Nestes encontros, as duas crianças deixaram-se atrair pelo imenso amor divino, vivendo o resto das suas breves vidas numa atitude de entrega total a Deus, em oração intensa, no desejo de contribuir, pela reparação, para a salvação da humanidade e para a paz no mundo. Francisco faleceu no dia 4 de abril de 1919 e Jacinta no dia 20 de fevereiro de 1920. Foram as duas primeiras crianças não mártires a serem canonizadas.

– “O que aqui vejo é a força da graça com que Deus atuou naquelas pobres crianças, mantendo-as fiéis aos planos que Deus tinha sobre elas e à Sua Mensagem. Assim é Deus, que no silêncio e na paz, confunde os que se julgam mais fortes e poderosos.” (Serva de Deus Irmã Lúcia de Jesus).

Oração

Senhor nosso Deus, que amais a inocência e exaltais os humildes, concedei, pela intercessão da Imaculada Mãe do vosso Filho, que, à imitação dos santos Francisco e Jacinta [Marto], Vos sirvamos na simplicidade de coração, para podermos entrar no reino dos céus. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.