“Jesus não é um bom contabilista”

As palavras que Jesus nos dirige no Evangelho deste Domingo são exigentes e parecem paradoxais: Ele convida-nos a dar a outra face e a amar até os inimigos (cf. Mt 5, 38-48). É normal para nós amarmos aqueles que nos amam e sermos amigos daqueles que são nossos amigos; no entanto, Jesus provoca-nos dizendo: se agirdes desta forma, «o que fazeis de extraordinário?» (v. 47).

Por conseguinte, as palavras de Jesus desafiam-nos. Enquanto procuramos permanecer no ordinário do raciocínio utilitarista, Ele pede-nos que nos abramos ao extraordinário, ao extraordinário de um amor gratuito; enquanto nós tentamos acertar as contas, Cristo encoraja-nos a viver o desequilíbrio do amor. Jesus não é um bom contabilista: não! Ele conduz sempre ao desequilíbrio do amor. (Papa Francisco, Angelus, 19 de Fevereiro 2023).

Oração

Jesus, Tu conheces o meu coração… Tu sabes como funciona a minha memória, e como não esquece as ofensas que me fazem… Jesus, coloco diante de Ti os nomes de todos aqueles que me causaram algum dano. Quero perdoar-lhes contigo, e ficar de coração limpo de memórias dolorosas. Dá-me amnésia, Senhor, para esquecer tudo, esvazia a minha mente de todos os rancores, que não me fique nem um sinal de dor, que aceite tudo o que me doeu como parte da minha história, como semente do que sou hoje, do que Tu e a vida fizeram de mim. Sinto, Senhor, que és perdão e que me envolves com o Teu Amor. Ajuda-me a percorrer contigo o caminho do perdão e da misericórdia, da perfeição e da santidade. Amen.