Rezar todos os dias do Advento 2022 – 4ª Semana

Domingo IV do Advento (Ano A): 18 de Dezembro

Não entendo como se pode pensar na Rainha dos Anjos, no tempo em que tanto passou com o Menino Jesus, sem agradecer a São José o auxílio que lhes prestou. Quem não encontrar um mestre que lhe ensine o caminho da oração, tome este glorioso Santo por mestre e não se enganará no caminho. (Santa Teresa de Jesus, Vida 6, 8).

José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus (que quer dizer: O Senhor salva), porque Ele salvará o povo dos seus pecados. (Mt 1, 20-21).

Não poderemos também nós viver esta última semana do Advento sob a protecção de São José, escolhendo-o como guia?

Segunda-feira, 19 de Dezembro: Orar de mãos vazias

Gostaria de persuadir todos para que fossem devotos deste glorioso Santo, pela grande experiência que tenho dos bens que alcança de Deus. (Santa Teresa de Jesus, Vida 6, 7).

Procura no SENHOR a tua felicidade, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Confia ao SENHOR o teu destino, confia n’Ele e Ele há de ajudar-te. (Sl 37,4-5).

Como pobre, mendigo hoje a graça da alegria espiritual.

Terça-feira, 20 de Dezembro: Tornar-se servo

São José vai tornar-se um grande contemplativo do Verbo de Deus, um contemplativo também da Virgem Maria, sua esposa. (B. Eugénio-Maria do Menino Jesus, La Vierge Marie toute Mère).

Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra! (Lc 1,38).

Procuro hoje prestar serviço ao meu próximo e agradecer ao Senhor.

Quarta-feira, 21 de Dezembro: Optar pela ação de graças

Fiquei muito consolada. Não me cansava de agradecer a Deus e ao meu glorioso Pai S. José. (Santa Teresa de Jesus, Vida 30, 7).

O justo alegra-se no SENHOR e nele se refugia; hão de gloriar-se todos os rectos de coração. (Sl 64, 11).

Que São José me ajude a tornar-me mais justo diante de Deus, aprendendo a dar graças cada dia por todos os dons recebidos.

Quinta-feira, 22 de Dezembro: Desenvolver a nossa intimidade com Jesus

Maria e José tinham feito a experiência duma vida a sós com Deus e tinham sido preparados para a sua missão particular… Nos cânticos de louvor que nos foram transmitidos, exprime-se a sua adoração encantada diante das maravilhas divinas. (Santa Teresa Benedita da Cruz, Source cachée n° 244).

Eu, porém, confiei na tua misericórdia; o meu coração alegra-se com a tua salvação. Cantarei ao SENHOR pelo bem que Ele me fez. (Sl 13,6).

Que meios empreguei eu neste Advento para ficar mais próximo(a) do Senhor?

Sexta-feira, 23 de Dezembro: Confiar-se à Sagrada Família

Após o exílio desta vida/Disso temos a doce esperança/Com Maria, nossa Mãe querida/São José, iremos ver-vos» (Santa Teresa do Menino Jesus, P 14, 5).

Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe. (Mt 2,13).

Confio a minha família à Sagrada Família de Nazaré.

Sábado, 24 de Dezembro: No aconchego dos seus braços

Não vos arrasteis mais aos Seus pés, segui esse primeiro impulso que vos leva aos Seus braços, é esse o vosso lugar. (Santa Teresa do Menino Jesus, CT 261).

Como uma mãe acaricia o seu filho, assim Eu vos consolarei; levar-vos-ei ao colo e embalar-vos-ei nos meus joelhos (Cf. Is 66, 11-12 e Ms C 3rº).

O Senhor convida-nos a deixarmo-nos amar nesta vigília de Natal: saboreemos esta alegria!