Rezar todos os dias do Advento 2022 – 3ª Semana

Domingo, 11 de Dezembro: Alegrai-vos

És Tu O que vem ou esperamos outro? (Mt 11, 3).

A minha vida é testemunho profético de Jesus ou tenho medo das críticas, deixando-me vencer pelos gostos e interesses do momento? Sou daqueles que nunca se enganam, que têm o monopólio da verdade, ou ouço o Senhor e os irmãos, deixando-me interpelar pela sua Palavra e procurando, na oração, discernir a sua ação na minha vida, a fim de seguir com determinação e fidelidade o Seu caminho?

Oração: Deus de infinita bondade, que vedes o vosso povo esperar fielmente o Natal do Senhor, fazei-nos chegar às solenidades da nossa salvação e celebrá-las com renovada alegria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.

Segunda-feira, 12 de Dezembro: Soltar as amarras

[Esse Padre] lançou-me a todo o pano sobre as ondas da confiança e do amor, que me atraíam com tanta força, mas sobre as quais não me atrevia a navegar.(Santa Teresinha do Menino Jesus, Ms A 80vº).

Mulher, acredita em Mim: chegou a hora (…) – e é já – em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade. (Jo 4,23).

Como avançar para Deus com a confiança absoluta do seu Amor por mim? Posso meditar no «Credo».

 Terça-feira, 13 de Dezembro: Dar tempo ao amor

Jesus quer dar-nos tudo gratuitamente… O que Lhe agrada é ver-me amar a minha pequenez e a minha pobreza, é a esperança cega que tenho na sua misericórdia. Eis o meu único tesouro. (cf. Santa Teresinha do Menino Jesus, CT197).

Procurámos refúgio n’Ele, agarrando-nos à esperança proposta. Nessa esperança temos como que uma âncora segura e firme da alma, que penetra até ao interior do véu. (Hb 6,19).

Hoje dou algum tempo à oração com Jesus, no silêncio.

Quarta-feira, 14 de Dezembro: Como São João da Cruz, apoiar-me apenas em Deus

Sem arrimo, com arrimo/ Sem luz e em trevas vivendo / Todo me vou consumindo… (São João da Cruz).

Eu, porém, confiei na tua misericórdia; o meu coração alegra-se com a tua salvação. Cantarei ao SENHOR pelo bem que Ele me fez. (Sl 13,6).

Que meios empreguei neste Advento para encontrar a minha segurança em Deus?

Quinta-feira, 15 de Dezembro: A caridade nos nossos actos

A Fé em breve rasgará o seu véu / A minha Esperança é ver-Te um dia / A Caridade enche e impele a minha vela/Vivo de Amor (Santa Teresinha do Menino Jesus, Poesia 17, 9).

Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor; mas a maior de todas é o amor. (1Co 13,13).

Ao aproximar-se o Natal decido oferecer gratuitamente ao meu próximo um sorriso, um tempo de escuta, uma ajuda…

Sexta-feira, 16 de Dezembro: Invocar o Espírito Santo

É preciso consentir em permanecer pobre e sem forças e aí está a dificuldade. (Santa Teresinha do Menino Jesus, CT 197).

Bem-aventurados os pobres em espírito porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3).

Permanecer pobre, é reconhecer que somos incapazes de um acto bom sem a ação secreta do Espírito Santo em nós.

Sábado, 17 de Dezembro: Amar Jesus de todo o coração

Compreendi que a única coisa necessária era unir-me cada vez mais a Jesus e que o resto me seria dado por acréscimo. (…) nunca a minha esperança foi iludida. (Santa Teresinha do Menino Jesus, Ms C 22vº).

Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo. (Lc 12, 32).

Embora sejamos imperfeitos, podemos testemunhar-Lhe o nosso amor e o nosso desejo de nos aproximarmos cada dia um pouco mais d’Ele.