Rezar todos os dias do Advento 2022 – 1ª Semana

Domingo, 27 de Novembro: Estar preparado

Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia o vosso Senhor vem. (Mt 24, 42).

O que significa para mim “estar vigilante”, “atento” e “preparado” para acolher o Senhor que vem? O que é que na minha vida me distrai do essencial e me impede de o fazer? Que força me anima a resistir e ter esperança?

Oração: Despertai, Senhor, nos vossos fiéis a vontade firme de se prepararem pela prática das boas obras para ir ao encontro de Cristo, de modo que, chamados um dia à sua direita, mereçam alcançar o reino dos Céus. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Segunda-feira, 28 de Novembro: Solidão diante de Deus

Fiquei desejosa de solidão, amiga de conversar e falar de Deus. Se encontrava com quem o fazer, isso dava-me mais alegria e satisfação do que toda a cortesia (…) da conversação do mundo. Desejava comungar e confessar-me muito mais amiúde. (Santa Teresa de Jesus, Livro da Vida 6,4).

É assim que a vou seduzir: ao deserto a conduzirei, para lhe falar ao coração. (Oseias 2,16).

Como poderei entrar no essencial neste Advento? Que meios vou empregar para o fazer?

Terça-feira, 29 de Novembro: Agir por amor

Não queirais beneficiar a todos, mas às que vivem convosco; (…) o Senhor não olha tanto à grandeza das obras quanto ao amor com que se fazem. (Santa Teresa de Jesus, 7 Moradas 4,14-15).

Jesus foi para a Galileia e proclamava o Evangelho de Deus, dizendo: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho”.(Marcos 1,15).

Hoje reflicto sobre o que poderia fazer por amor durante o Advento, para que a minha vida se torne mais evangélica.

Quarta-feira, 30 de Novembro: Na escola de São José

Escolhi como advogado e protector o glorioso S. José, e encomendei-me muito a ele. (…) este glorioso Santo socorre em todas [as necessidades]. O Senhor quer, desta maneira, dar-nos a entender o seguinte: assim como Ele lhe obedeceu na terra – se lhe chama pai, embora adoptivo, é porque S. José podia mandar nele –, assim também no Céu faz tudo quanto lhe pede. (Santa Teresa de Jesus Vida 6,6).

Ele, que é de condição divina (…) esvaziou-se a Si mesmo, (…) tomando a condição de servo rebaixou-se a Si mesmo, tornando-Se obediente… (Filipenses 2,6-7).

Peço a São José que nos ensine a viver na obediência à vontade de Deus.

Quinta-feira, 1 de Dezembro: Atravessar águas tumultuosas

Na verdade, reconheço que por mim seria incapaz de, em tão pouco tempo, sair de tão maus costumes e acções. Louvado seja o Senhor, que me libertou de mim mesma. (Santa Teresa de Jesus, Vida 23,1).

Eis o que diz o Senhor (…): “Nada temas, (…) Eu te chamei pelo teu nome; tu és Meu. Se tiveres de atravessar as águas, estarei contigo” (Isaías 43,1-2).

Faço memória das graças de libertação experimentadas por mim e confio ao Senhor a salvação dos meus próximos.

Sexta-feira, 2 de Dezembro: Servir com o coração livre

Mas agradeçamos ao Senhor por nos manter o desejo de O contentar, ainda que as obras sejam fracas. Este modo de trazer Cristo connosco adianta em todos os estados: no primeiro, é um meio muitíssimo seguro para ir aproveitando. (Santa Teresa de Jesus, Vida 12,3).

Assim, também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’. (Lucas 17,10).

A bondade das nossas acções depende da bondade dos outros para connosco? Até que ponto sou livre para perdoar o meu próximo?

Sábado, 3 de Dezembro: Buscar a Deus mesmo quando Ele parece estar longe

Oh, lembro-me muitas vezes daquela água viva, da qual o Senhor falou à Samaritana! (…) Suplicava muitas vezes ao Senhor que me desse daquela água. (Santa Teresa de Jesus, Vida 30, 19).

Quem beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der há de tornar-se nele em fonte de água que dá a vida eterna. (João 4,14).

Na nossa oração, nunca deixemos de O buscar ardentemente mesmo que Ele pareça ausente.