Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

Na Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, a Igreja, Mãe piedosa, depois da sua solicitude em celebrar com os devidos louvores todos os seus filhos que se alegram no céu, quer interceder diante de Deus pelas almas de todos os que nos precederam, marcados com o sinal da fé e que agora dormem na esperança da ressurreição, bem como por todos os defuntos, cuja fé só Deus conhece, a fim de que, purificados de toda a mancha do pecado, sejam associados aos cidadãos celestes, para poderem gozar da visão da felicidade eterna.

Serão dias difíceis para si, e é possível que até chegue a pensar que algo assim não se pode suportar. No entanto, estou plenamente persuadida de que encontrará em si mesma a força necessária. Agora tem no céu uma fiel intercessora, que certamente conhece todas as suas dificuldades e cuja oração maternal há-de ser escutada com toda a segurança. Nada nos ajuda tanto a dirigir o nosso olhar até à pátria celeste, como o facto de que alguém, a quem estamos muito unidos, nos preceda. (Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein)).

Oração

Escutai benignamente, Senhor, as nossas orações, para que, ao confessarmos a nossa fé no vosso Filho, ressuscitado de entre os mortos, seja fortalecida a nossa esperança na ressurreição dos vossos servos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.