Santa Teresa de Jesus – 15 de Outubro

É muito conhecida esta pequena oração / poema de Santa Teresa de Jesus:

Nada te perturbe,
Nada te espante,
Tudo passa,
Deus não muda,
A paciência tudo alcança,
Quem a Deus tem,
Nada lhe falta.
Só Deus basta
.

Nesta oração, Teresa de Ávila fala sobretudo de si e para si, e fala-nos também a nós, transmitindo-nos um ensinamento. Quando começaram as suas experiências místicas e os seus confessores lhe diziam que eram obra do demónio, sentiu no seu interior uma voz: “Não tenhas medo, filha, sou Eu e não te desampararei; não temas. (…) Eis-me aqui, só com estas palavras, sossegada, com fortaleza, com ânimo, com segurança (…) Oh, que bom Deus e que poderoso! (…) Não só dá conselho, mas também o remédio” (Vida 25, 18-19). Esta voz foi suficiente para a pacificar e dar-lhe fortaleza sobre-humana.

Jesus fala a Teresa como falou aos seus discípulos depois da ressurreição, como Deus se manifestou tantas vezes aos que escolheu no passado: “Coragem, sou Eu, não tenhais medo”. Teresa sabe que “Suas palavras são obras” (Vida 25, 19), “A Vossa palavra não pode falhar” (Caminho de Perfeição 27, 2). Deste modo, quando Jesus diz a Teresa: “Não tenhas medo”, todos os seus temores desaparecem e toda ela fica renovada.

Mas é necessário recordar as palavras de Jesus em cada momento. Ela dizia frequentemente a si mesma: Teresa, que nada TE perturbe, que nada TE espante… Só Deus TE basta”. Cada vez que tinha uma contradição e perturbação, repetia-o interiormente e encontrava força neste convencimento, que aprendeu de São Paulo: “Se Deus está por nós, quem estará contra nós?” (Rm 8, 31).

Também eu posso dizer: “Que nada ME perturbe, que nada ME espante… Só Deus ME basta. Ele é o MEU amigo verdadeiro. Ponho n’Ele toda a MINHA confiança, porque sei que nunca ME faltará”. “Levantem-se contra mim todos os letrados, persigam-me todas as coisas criadas, atormentem-me os demónios, mas não me falteis vós, Senhor, que já tenho experiência do ganho que cumulais a quem só em vós confia” (Vida 25,17).

Oração

Senhor, que por meio de Santa Teresa de Jesus, inspirada pelo Espírito Santo, manifestastes à vossa Igreja o caminho da perfeição, concedei-nos a graça de encontrar alimento na sua doutrina espiritual e de nos inflamarmos no desejo da verdadeira santidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.