Novena de Nª Srª do Carmo: 5º Dia

5º Dia: Procurar para encontrar

Virgem Maria, Mãe e formosura do Carmelo, estrela do mar, nesta novena recorremos a ti implorando o teu auxílio. Mãe de Deus e nossa Mãe, dirige o teu olhar para todos nós que imploramos o teu auxílio, escuta as nossas orações e ensina-nos a servir Jesus com coração sincero, como tu fizeste. Mãe de misericórdia e refúgio dos pecadores, intercede por nós junto do teu Filho, que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amen.

Invocações: – Flor do Carmelo, vide florescente, esplendor do Céu, Virgem Mãe, singular. Doce Mãe, mas sempre Virgem, aos teus filhos dá teus favores, ó estrela do mar.
– Rainha do céu, que um dia, junto a ti, na eternidade, gozemos e proclamemos a grandeza do Senhor porque o Todo Poderoso fez em ti maravilhas.

Leitura bíblica: Não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém, à sua procura. Três dias depois, encontraram-no no templo, sentado entre os doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos quantos o ouviam, estavam estupefactos com a sua inteligência e as suas respostas. Ao vê-lo, ficaram assombrados e sua mãe disse-lhe: «Filho, porque nos fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura!» (Lc 2, 45-48).

Reflexão: Com Jesus, Maria e José fazem a experiência que Deus é totalmente Outro. Nós não o podemos possuir. Ele faz-nos sem cessar que o procuremos. E por vezes isto é difícil. Conheço cada vez mais Jesus?

Ladainha: – Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.
– Modelo de vida interior, rogai por nós.
– Alma enamorada de Deus, rogai por nós.
– Caminho que leva a Deus, rogai por nós.
– Auxílio dos Carmelitas, rogai por nós.
– Nossa advogada, rogai por nós.

Oração: Maria, nossa Mãe, tu serviste Jesus com amor e tu tentaste em cada dia conhecê-lo cada vez mais. Através do Escapulário tu fazes de nós teus filhos. Ajuda-nos a não desistir de procurar Jesus através da oração para que vivamos cada vez mais intensamente a nossa vocação. Amen.

Conclusão: Flor do Carmelo, vide florescente, esplendor do Céu, Virgem Mãe, singular. Doce Mãe, mas sempre Virgem, aos teus filhos dá teus favores, ó estrela do mar.