4º Dia: Pôr-se a caminho
Virgem Maria, Mãe e formosura do Carmelo, estrela do mar, nesta novena recorremos a ti implorando o teu auxílio. Mãe de Deus e nossa Mãe, dirige o teu olhar para todos nós que imploramos o teu auxílio, escuta as nossas orações e ensina-nos a servir Jesus com coração sincero, como tu fizeste. Mãe de misericórdia e refúgio dos pecadores, intercede por nós junto do teu Filho, que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amen.
Invocações: – Venha em nossa ajuda, Senhor, a poderosa intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, para que, protegidos pelo seu auxílio, cheguemos ao verdadeiro monte da salvação, Jesus Cristo, nosso Senhor, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
– Estrela do mar, conduz a barca da nossa vida na noite escura do desterro até às praias luminosas da Pátria celeste.
Leitura bíblica: Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, a uma cidade da Judeia. (Lc 1, 39).
Reflexão: Maria não escuta somente a Palavra de Deus. Possuída por esta Palavra, ela põe-se a caminho para prestar um serviço a Isabel. Estou disponível para servir a Deus através dos homens e mulheres, a aceitar compromissos na Igreja, nas paróquias, nos movimentos caritativos…?
Ladainha: – Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.
– Esplendor do Céu, rogai por nós.
– Estrela do Carmelo, rogai por nós.
– Flor do Carmelo, rogai por nós.
– Formosura do Carmelo, rogai por nós.
– Perfume do Carmelo, rogai por nós.
Oração: Maria, através do Escapulário nós estamos unidos a ti. Tu estiveste sempre disponível para servir Jesus e a sua obra redentora. Permite que recebamos a graça do teu filho para que também nós sirvamos a sua obra de redenção, e ajuda-nos a estar sempre cada vez mais em comunhão com ele, que veio ao nosso mundo para dar a sua vida por todos. Amen.
Conclusão: Flor do Carmelo, vide florescente, esplendor do Céu, Virgem Mãe, singular. Doce Mãe, mas sempre Virgem, aos teus filhos dá teus favores, ó estrela do mar.