Novena de Nª Srª do Carmo: 2º Dia

2º Dia: Entregar-se totalmente

Virgem Maria, Mãe e formosura do Carmelo, estrela do mar, nesta novena recorremos a ti implorando o teu auxílio. Mãe de Deus e nossa Mãe, dirige o teu olhar para todos nós que imploramos o teu auxílio, escuta as nossas orações e ensina-nos a servir Jesus com coração sincero, como tu fizeste. Mãe de misericórdia e refúgio dos pecadores, intercede por nós junto do teu Filho, que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amen.

Invocações: – Rainha do céu, que um dia, junto a ti, na eternidade, gozemos e proclamemos a grandeza do Senhor porque o Todo Poderoso fez em ti maravilhas.
– Venha em nossa ajuda, Senhor, a poderosa intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe e Rainha do Carmelo, para que, protegidos pelo seu auxílio, cheguemos ao verdadeiro monte da salvação, Jesus Cristo, nosso Senhor, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Leitura bíblica: Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela. (Lc 1, 38).

Reflexão: Maria não está somente disponível para fazer a vontade de Deus, mas aceita que a vontade de Deus se realize nela. Qual é a diferença? Maria não coloca qualquer coisa à disposição de Deus, mas coloca-se ela mesma totalmente à sua disposição. Segundo a sua vontade, Deus pode dispor de todo o seu ser e de toda a sua existência.

Ladainha: – Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.
– Rainha dos Carmelitas, rogai por nós.
– Virgem fiel, rogai por nós.
– Virgem da escuta, rogai por nós.
– Mãe do abandono perfeito, rogai por nós.
– Via recta que conduz ao Céu, rogai por nós.

Oração: Santa Maria, Mãe nossa, tu deste-nos o Escapulário do Carmelo. Tu atendeste a oração do teu filho São Simão Stock. Ajuda-nos a trazer o Escapulário com toda a fidelidade e toda a humildade para que ele seja sinal do nosso desejo não só de fazer a tua vontade, mas também de estarmos disponíveis para a aceitar em nós. Ajuda-nos para que estejamos sempre disponíveis para colaborar no projecto de salvação que Deus tem para todos e a crescer na santidade. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Conclusão: Flor do Carmelo, vide florescente, esplendor do Céu, Virgem Mãe, singular. Doce Mãe, mas sempre Virgem, aos teus filhos dá teus favores, ó estrela do mar.