Novena de Nª Srª do Carmo: 1º Dia

1º Dia: Escutar e pôr em prática

Virgem Maria, Mãe e formosura do Carmelo, estrela do mar, nesta novena recorremos a ti implorando o teu auxílio. Mãe de Deus e nossa Mãe, dirige o teu olhar para todos nós que imploramos o teu auxílio, escuta as nossas orações e ensina-nos a servir Jesus com coração sincero, como tu fizeste. Mãe de misericórdia e refúgio dos pecadores, intercede por nós junto do teu Filho, que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amen.

Invocações: – Flor do Carmelo, vide florescente, esplendor do Céu, Virgem Mãe, singular. Doce Mãe, mas sempre Virgem, aos teus filhos dá teus favores, ó estrela do mar.
– Estrela do mar, conduz a barca da nossa vida na noite escura do desterro até às praias luminosas da Pátria celeste.

Leitura bíblica: Enquanto Jesus falava, uma mulher, levantando a voz do meio da multidão, disse: «Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram!» Ele, porém, retorquiu: «Felizes, antes, os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática. (Lc 11, 27-28).

Reflexão: O que devo fazer para escutar a Palavra de Deus e para organizar a minha vida segundo a sua Palavra?

Ladainha: – Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
– Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós.
– Santa Maria, esplendor do Carmelo, rogai por nós.
– Virgem da fé, rogai por nós.
– Mestra da vida interior, rogai por nós.
– Luz da noite do espírito, rogai por nós.

Oração: Santa Maria, Mãe de Deus, Esplendor do Carmelo, to mostraste-te receptiva ao chamamento de Deus. Tu compreendeste a sua Palavra que entrou no mais profundo do teu coração de tal modo que ela tomou carne de ti e em ti. A Palavra de Deus transformou toda a tua vida. Ajuda-me nos caminhos da vida. Quero trazer o teu Escapulário e orientar a minha vida pela tua. Deste modo, espero seguir o teu Filho e tornar-me cada vez mais semelhante a ele. Amen.

Conclusão: Flor do Carmelo, vide florescente, esplendor do Céu, Virgem Mãe, singular. Doce Mãe, mas sempre Virgem, aos teus filhos dá teus favores, ó estrela do mar.