4º Domingo da Páscoa: Domingo do Bom Pastor

– O Bom Pastor — Jesus — está atento a cada um de nós, procura-nos e ama-nos, dirigindo-nos a sua palavra, conhecendo profundamente os nossos corações, os nossos desejos e as nossas esperanças, assim como os nossos fracassos e as nossas desilusões. Recebe-nos e ama-nos tal como somos, com as nossas qualidades e os nossos defeitos. Para cada uma de nós Ele “dá a vida eterna”: ou seja, oferece-nos a possibilidade de levar uma vida cheia, sem fim. Além disso, preserva-nos e guia-nos com amor, ajudando-nos a percorrer as sendas íngremes e as estradas por vezes perigosas que se apresentam no caminho da vida. (Papa Francisco, Regina Caeli, 12 de Maio, 2019).

– «As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu conheço-as e elas seguem-me. Eu dou-lhes a vida eterna; elas jamais hão-de perecer, e ninguém as roubará da minha mão» (vv. 27-28). Estas palavras ajudam-nos a compreender que ninguém se pode considerar seguidor de Jesus, se não ouve a sua voz. E este «ouvir» não deve ser entendido de maneira superficial, mas arrebatadora… Trata-se de uma escuta não só dos ouvidos, mas uma escuta do coração! (Papa Francisco, Regina Caeli, 17 de Abril, 2016).

– As ovelhas que ouvem e sabem que são conhecidas seguem : ouvem, sentem-se conhecidas pelo Senhor e seguem o Senhor, que é o seu pastor. E quem segue a Cristo, o que faz? Vai aonde ele vai, pelo mesmo caminho, na mesma direcção. Vai à procura de quem está perdido (cf. Lc 15,4), interessa-se por quem está longe, leva a sério a situação de quem sofre, sabe chorar com quem chora, estende a mão ao próximo, carrega-o nos ombros. E eu? Deixo-me amar somente por Jesus e, do deixar-se amar, passo a amá-lo, a imitá-lo? Que a Virgem Santa nos ajude a escutar Cristo, a conhecê-lo cada vez mais e a segui-lo no caminho do serviço. (Papa Francisco, Regina Caeli, 8 de Maio, 2022).

– As vocações nascem na oração e da oração; e só na oração podem perseverar e dar fruto. Apraz-me ressaltá-lo hoje, que é o «Dia mundial de oração pelas vocações». (Papa Francisco, Regina Caeli, 21 de Abril, 2013).