Caminhada quaresmal – 3 de Abril

4º Domingo da Quaresma – Ano C
Quem estiver sem pecado, atire a primeira pedra

Endireitando-se, Jesus disse-lhe: «Mulher, onde estão? Ninguém te condenou?». Ela respondeu: «Ninguém, Senhor». Disse-lhe então Jesus: «Nem Eu te condeno. Vai e a partir de agora não peques mais.» (Jo 8, 10-11).

Quando acusamos alguém queremos sentir-nos fortes: como estamos fragilizados, agarramo-nos ao que podemos… «Aquele de entre vós que estiver sem pecado, atire a primeira pedra.» É uma palavra que não julga ninguém! Jesus remete cada um ao seu próprio coração e, diante do pecado da mulher, obriga cada um a questionar-se a si mesmo! É a partir da verdade de nós mesmos, assumida na presença de Jesus, que se pode abrir um novo caminho. Só a palavra de Jesus nos pode mostrar o nosso pecado e permitir-nos abrir mão das estratégias recorrentes do ‘homem velho’ que há em nós: auto-acusações mas também acusações dos outros; sentimento de culpa e culpabilização dos outros, ou ainda auto-justificação e negação da nossa parte de responsabilidade…

O mundo não elogia ninguém, senão para o rebaixar, e se hoje o aplaude é para amanhã o vituperar. Nas minhas conversas sobre os outros, deixo-me levar pela crítica, o juízo, a má-língua, a condenação fácil e generalizada, ou procuro antes compreender e perdoar? Que me interessa: a emenda e libertação do próximo ou o seu afundamento?

Oração: Senhor nosso Deus, concedei-nos a graça de viver com alegria o mesmo espírito de caridade que levou o vosso Filho a entregar-Se à morte pela salvação dos homens. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.