Domingo do Baptismo do Senhor

Nas margens do Jordão, junto ao deserto,
Bradou João e os homens se agitaram:
«Arrependei-vos, porque Se aproxima
Aquele que os Profetas anunciaram!».

Vinham de toda a parte da Judeia
E nas águas João os baptizava:
«Já no meio de vós está presente
Quem no fogo do Espírito vos lava!».

Vendo Jesus pedir o seu Baptismo,
Exclamou aos discípulos amados:
«Deus cumpriu a promessa: Eis o Cordeiro,
Que o mundo salvará dos seus pecados!».

«Eis o meu Filho, a minha complacência!».
Esta voz fez-se ouvir, vinda do Céu,
E sobre Cristo, como unção sagrada,
Visivelmente o Espírito desceu.

Louvemos a Santíssima Trindade,
Que junto do Jordão Se manifesta:
Baptiza-Se Jesus e a terra exulta,
A sua redenção cantando em festa.

Preces

Oremos ao nosso Redentor, baptizado por João Baptista nas águas do Jordão, e digamos: Enviai sobre nós, Senhor, o vosso Espírito.

– Cristo, servo de Deus, em quem o Pai põe toda a sua complacência, enviai sobre nós, Senhor, o vosso Espírito. Enviai sobre nós, Senhor, o vosso Espírito.

– Cristo, eleito de Deus, que não quebrais a cana já fendida nem apagais a torcida que ainda fumega, tende compaixão de todos os que Vos procuram de coração sincero. Enviai sobre nós, Senhor, o vosso Espírito.

– Cristo, Filho de Deus, a quem o Pai escolheu como nova aliança e luz das nações, abri, pelo Baptismo, os olhos dos que não têm fé. Enviai sobre nós, Senhor, o vosso Espírito.

– Cristo, salvador dos homens, a quem o Pai ungiu com o Espírito Santo para salvação do mundo, fazei que todos os homens Vos conheçam e acreditem em Vós, para alcançarem a vida eterna. Enviai sobre nós, Senhor, o vosso Espírito.

– Cristo, nossa esperança, que conduzis à luz da salvação os povos que jazem nas trevas, recebei no vosso reino os nossos irmãos defuntos. Enviai sobre nós, Senhor, o vosso Espírito.

Oração

Deus eterno e omnipotente, que proclamastes solenemente a Cristo como vosso amado Filho quando era baptizado nas águas do rio Jordão e o Espírito Santo descia sobre Ele, concedei aos vossos filhos adoptivos, renascidos pela água e pelo Espírito Santo, a graça de permanecerem sempre no vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.