Oração em família para a ceia de Natal

“Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria. Todos iam recensear-se, cada qual à sua própria cidade. Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida. E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria.” (Lc 2, 1-7).

Depois, se for possível, acende-se um círio branco que é colocado na parte central da mesa, que simboliza a presença de Jesus no meio de nós. De seguida outra pessoa reza a oração que se segue.

Oração

Deus nosso Pai, tu nos amaste tanto que nos enviaste o teu único Filho para nos salvar e nos conduzir de novo a ti, derrama a tua bênção sobre estes alimentos e também sobre todos nós, para que assim como acolhemos agora com alegria o nascimento em Belém do teu Filho feito Menino, também o recebamos com toda a confiança quando vier no fim dos tempos. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amen.

Se se achar oportuno canta-se um cântico de Natal.