Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria

Celebramos hoje uma das festas mais bonitas e populares da Bem-Aventurada Virgem: a Imaculada Conceição. Maria não só não cometeu pecado algum, mas foi preservada até da herança comum do género humano que é o pecado original. E isto devido à missão para a qual Deus a destinou desde o início: ser a Mãe do Redentor. Tudo isto está contido na verdade da fé da “Imaculada Conceição”. O fundamento bíblico deste dogma encontra-se nas palavras que o Anjo dirigiu à jovem de Nazaré: “Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1, 28)

“Cheia de graça” no original grego ”kecharitoméne” é o nome mais bonito de Maria, nome que lhe foi conferido pelo próprio Deus, para indicar que ela é desde sempre e para sempre a amada, a eleita, a predestinada para acolher o dom mais precioso, Jesus, “o amor encarnado de Deus” (Bento XVI, Angelus, 8 de Dezembro, 2006).

Hino

Toda formosa, alegres Te cantamos,
Ó Mãe do Amor formoso e nossa Mãe.
A sombra do pecado não tocou
Teu ser imaculado.

Glória do nosso povo e do seu templo,
Honra da Igreja e seu modelo vivo,
Senhora, faz que pela vida fora
Sigamos os teus passos.

Teu rosto é puro como o sol ardente,
Teus vestidos de neve como a graça.
Assim cheguemos com a tua ajuda
Ao termo da jornada.

Com palavras do Anjo Te saudamos,
Virgem da Conceição, nossa Rainha:
És bendita entre todas as mulheres,
O Senhor é contigo.

Contigo, ó Virgem, Estrela da manhã,
Se elevem nossos hinos de louvor
Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Paráclito,
Por toda a eternidade.

Oração

Senhor nosso Deus, que, pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preparastes para o vosso Filho uma digna morada e, em atenção aos méritos futuros da morte de Cristo, a preservastes de toda a mancha, concedei-nos, por sua intercessão, a graça de chegarmos purificados junto de Vós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.