Do Advento ao Natal – Semana 2

Apresentamos a proposta de itinerário “Do Advento ao Natal” relativa à 2ª semana do Advento. Esta etapa, tal como a anterior, é constituída por uma frase da Sagrada Escritura e um propósito programático para viver e exercitar em cada dia da segunda semana. Feliz caminhada da segunda semana “Do Advento até ao Natal”!

Domingo, 5 de Dezembro: «Toda a criatura verá a salvação de Deus» (Lc 3, 6).  Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas; e toda a criatura verá a salvação de Deus (cf. Lc, 3, 4-6).

Concedei, Deus omnipotente e misericordioso, que os cuidados deste mundo não sejam obstáculo para caminharmos generosamente ao encontro de Cristo, mas que a sabedoria do alto nos leve a participar no esplendor da sua glória. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen.

Segunda-feira, 6 de Dezembro: ser curado pela Palavra. «Pegou na enxerga em que jazia e foi para a sua casa, glorificando a Deus.» (Lc 5, 25).

Quais são os obstáculos à minha escuta da Palavra? Tenho necessidade de me reconciliar com Deus que fala?

Terça-feira, 7 de Dezembro: abandonar o meu coração de criança. «Como um pastor apascentará o seu rebanho e reunirá os animais selvagens, tomará os cordeiros em seus braços e conduzirá as ovelhas ao seu descanso.» (Is 40, 11).

Confio ao Pastor da minha alma o que perdi do meu coração de criança.

Quarta-feira, 8 de Dezembro: Solenidade da Imaculada Conceição: acolher a Palavra com Maria «Eis a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38).

Hoje rezo o Terço meditando os mistérios da infância.

Quinta-feira, 9 de Dezembro: a obra de Deus. «Sou Eu, o Senhor, teu Deus, que te seguro pela mão direita, e digo-te: ‘Não temas, Eu venho em teu auxílio!’» (Is 41, 13).

Hoje trabalho deixando aparecer a ajuda recebida do Senhor.

Sexta-feira, 10 de Dezembro: uma escuta interior. «Ah! Se tivesses atendido às minhas ordens! A tua paz seria como um rio.» (Is, 48, 18).

Determino-me a obedecer à voz do Senhor em mim. Saboreio a paz que daí resulta.

Sábado, 11 de Dezembro: ordenar a minha vida. «Sim, Elias há de vir e restabelecerá todas as coisas.» (Mt 17, 11).

Na minha vida tudo está no seu preciso lugar? Tudo vem do Amor e vai para o Amor?